sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Baú de OSTs | Puffy Ami Yumi - Teen Titans Theme (Os Jovens Titãs, 2003)


E aí que ontem eu estava totalmente viciado em We Like e tive a necessidade de escrever sobre, sendo que já tinha soltado o post do DIA emulando G-Friend, então achei melhor deixar isso aqui pra hoje, só para que o blog tenha uma periodicidade minimamente aceitável.

Enfim, como disse no Baú de OSTs da semana passada, é hora de atravessarmos o oceano e irmos para a TV norte americana do início dos anos 2000, com as meninas do Puffy bolando uma das melhores aberturas de cartoons de todos os tempos para um dos melhores cartoons de todos os tempos: Os Jovens Titãs...



Contextualizando, o período entre a segunda metade dos anos 90 e a primeira dos 2000 foi ridiculamente frutífero para a Cartoon Network, que lançou uma porrada de séries animadas originais que entrariam para o panteão de clássicos do canal e, internacionalmente, distribuiu várias outras de emissoras infantis dos EUA.

De um lado, tínhamos os Cartoon Cartoons, com produções de traço mais característico, voltadas para a comédia, do outro, para um público pré-adolescente, de canais da Warner Bros., tínhamos uma porção de animações de heróis de quadrinhos.

"X-Men: Evolution" da fatia da Marvel, da DC, "Super Choque", "Liga da Justiça", "Batman do Futuro", "Projeto Zeta", "Superman" e, dentre outros, aquele que mais gosto e tenho memória afetiva: "Os Jovens Titãs".

Juntando alguns dos personagens dos "Novos Titãs", o desenho mesclava perfeitamente o lado mais cartunesco e "bobão" (no bom sentido) autoral da CN com as veias mais "sérias" da Warner. As tramas eram ótimas, as sagas eram fechadinhas e tudo funcionava perfeitamente, inclusive na trilha sonora.

E é aí que entram as meninas do Puffy...


versão japa

Eu não tenho a mais remota ideia de como funcionou esse acordo entre o Puffy e a Cartoon Network, mas a dupla acabou responsável por uma porrada de faixas relacionadas à produções do canal, inclusive com versões em várias línguas. Não sei se foi por conta da série feita baseada nelas anos depois, ou se o próprio "Hi Hi Puffy Ami Yumi" foi resultado disso, sei lá, não achei fonte nenhuma disso.

O tema de "Teen Titans" foi o primeiro grande nisso. E, porra, QUE MÚSICA!

Essas toscas (novamente, no bom sentido) conseguiram imprimir sonoramente todo a aura exagerada e caricata necessária para representar a história. O clima dos titãs era esse aí mesmo, um amálgama de imediatismo combativo e bobageira tosca divertida de assistir. Colocar já de início um teclado oitentista super característico apenas para a faixa, depois, se transformar num Surf Rock alucinante é genial para exprimir isso. O modo como elas cantam, a letra maluca, elas evocando cheerleaders na bridge, o solão de guitarra... Que hino!

E como eu disse, ainda rolaram várias outras parcerias para trecos da CN, que eu não quero me aprofundar muito aqui para não queimar futuras pautas. Mas, ainda dentro do próprio desenho dos Titãs rolou a ótima "K2G":



"Teen Titans Theme" aparece na versão americana do LP que elas soltaram em 2003, o ótimo "Nice". Já "K2G" está também na versão nipônica. O álbum é, até hoje, um dos mais cultuados pelos fãs da banda, embora não tenha ido tão bem assim em vendas, alcançando um tímido peak de #20 na tabela da Oricon.

capa USA

Capa Nippon

De qualquer forma, mais coisas dele aparecerão na próxima throwback playlist aqui do blog, que vai focar em 2003, sendo bem mais relevante que qualquer chart internacional.

---

Por essa semana, é isso aí. No próximo Baú de OSTs, voltaremos a falar de animes.

Deixem aí suas sugestões para os próximos posts... ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...