quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Baú de OSTs | Nobodyknows+ - Hero's Come Back!! (Naruto Shippuden, 2007)


Surpreendentemente, a primeira edição desse novo quadro aqui do blog me angariou bem mais views do que eu imaginava conseguir com tal tipo de pauta, já que a maioria da galera que aparece aqui é por conta dos posts debochados de capope. Que ótimo, pois agora posso dar continuidade a ele sem maiores preocupações.

Semana passada, voltamos cinco anos na linha do tempo para relembrar o hino gospel da LiSA para o delicioso, porém odiado pelos otacos mais fervorosos, "Sword Art Online". Dessa vez, regressaremos mais meia década até 2007, com os caras do Nobodyknows+ gritando que o herói está de volta para a primeira temporada de Naruto Shippuden...



Eu disse no post passado que muita gente rolaria os olhos com a minha afirmação de que "Sword Art Online", em sua primeira temporada, foi um dos melhores troços feitos pelo Japão nos últimos anos. Bom, com o que vou dizer dessa vez, creio que muita gente irá fechar a aba dessa página e jamais voltar aqui no blog: "Naruto" foi a última grande franquia de animes/mangás a atingir um sucesso internacional estrondoso tendo uma qualidade realmente bacana.

Comecei a acompanhar o mangá lá pelo início da segunda metade dos anos 2000 quando tomei conhecimento de sua existência através de uma edição da revista Ultra Jovem e é impressionante que, durante todos esses anos, os roteiristas tanto da versão em quadrinhos quanto da animada conseguiram manter uma linha de pensamento coerente e agradável de acompanhar. Poucos dessa mesma época seguiram com a mesma qualidade, nenhum com toda a duração que Naruto teve.

Mas vamos cortar para 2008, quando assisti pela primeira vez a saga inicial da nova fase de Naruto através de tosquíssimos DVDs piratas comprados no camelô, tempos onde a internet aqui em casa era bem escassa, eu (já) tinha preguiça de ir em lan houses e estava relativamente defasado em relação às produções nipônicas daquele tempo.


Sucesso de 2008 para servir de transição

"Naruto" tinha se tornado uma febre entre a galera da minha idade por suas primeiras temporadas terem sido exibidas na Cartoon Network e, principalmente, no SBT. Pra mim, que estava entrando na adolescência, era bem divertido ver que curtir animes estava voltando a ser legal e que aquela poderia ser uma porta de entrada para uma nova galera nesse meio - e, de fato, foi.

Nas internetes, esse era um dos maiores assuntos dentro do nicho, com vários fóruns estourando em audiência, comunidades e mais comunidades surgindo nessa temática dentro do Orkut, comentando cada capítulo do mangá, dos animes, criando e divulgando fanfics etc.

Porém, como eu disse, aqui em casa, o serviço de internet era muito limitado e eu estava numa fase onde frequentar lan houses era demasiadamente irritante, então meu primeiro contato com o "Shippuden" foi cerca de um ano mais tarde do que a maioria da galera. Lembro de ter comprado uma porrada de DVDs num camelô junto com um amigo de escola, um deles com os primeiros longas do anime, os outros, com quase tudo que tinha saído da nova fase até então.

E aí, foi um final de semana inteiro me inteirando de tudo, com a maravilhosa saga do Sasori que eu tanto tinha adorado no mangá agora animada em tela.

Mais do que isso, passei a conhecer "Hero's Come Back!!", uma das trilhas mais legais já escolhidas para ilustrar o conceito de um desenho em todos os tempos.



Acabei não achando fonte alguma para confirmar ou contradizer tal pensamento, mas é bem provável que essa tenha sido uma música encomendada especialmente bolada para esse momento da história.

Na narrativa, o Naruto voltava com o Jiraya de alguns anos de treinamento, reencontrando seus velhos amigos da Vila da Folha e iniciando o que seria a sua caminhada para tornar-se um dos maiores ninjas de todos os tempos. Era o retorno do grande herói da trama. Nisso, o refrão diz:

"Todos de pé / Essa era a chance que esperávamos / Vocês que procuravam por adrenalina / Todo mundo será vítima dessa atração, yeah! / Mãos para o alto / Todos aguardavam pela volta do nosso herói! / Levantem suas mãos e comecem a contar / Vamos juntos 3, 2, 1... Façam barulho!"

Tudo isso numa letra bem evocativa dos maneirismos do anime, num batidão Nu com eles mandando o rap por cima de maneira bem agressiva. Para a proposta, é uma música perfeita.

capa do single

"Hero's Come Back!!" foi o oitavo e mais bem sucedido single do Nobodyknows+, um grupo de Hip Hop que acabou não conquistando tanta visibilidade entre o público internacional amante de música japonesa. Após isso, eles lançaram mais seis singles e, em 2013, um LP intitulado "Nobodyknows+ is dead?"

Além da faixa título, rolaram também duas b-sides à época, "Ca Latte" e "Oh Happy Days". Confiram:





E essa aí foi a primeira faixa da vasta trilha sonora de "Naruto" a ser relembrada aqui. Obviamente, várias outras também pintarão nessas linhas mais pra frente, mas quis começar com "Hero's Come Back!!" por toda a história dela comigo ter um significado de recomeço que me marcou bastante.

---

Deixem aí suas sugestões para próximos posts. Semana que vem estamos de volta, mas com uma canção tema de animação ocidental... ;)

2 comentários:

  1. "Obviamente, várias outras também pintarão nessas linhas mais pra frente[...]." já que narutinho marcará rotineira presença no quadro, acompanharei religiosamente

    ResponderExcluir
  2. Estava pensando e já que temos um TOP 70 de músicas do ano que tal fazer um top 5 (talvez 10) de álbuns do ano? Adoraria repor minha playlist diária. Além de abrir espaço para adoração de b-sides maravilhosas de um álbum com uma péssima a-side.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...