quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Baú de OSTs | LiSA - Crossing Field (Sword Art Online, 2012)


Com o recente comeback do Dreamcatcher entregando num mini-álbum faixas carregadas no peso instrumental, mas também envoltas de um exagero emocional bem interessante de escutar, acabou sendo senso comum que havia uma vibe "otaku" não só em tal release, mas também na ainda escassa discografia do satânico grupo.

Nisso, cheguei numa conclusão: se um girlgroup rookie coreano está ocupando esse espaço antes dedicado à atos nipônicos em minha cabeça é porque 2017 está uma merda para animesongs.

Essa sempre foi uma fatia certa dentro da música Pop japonesa que costumava render, ao menos, uma dúzia ou mais de faixas de grande apelo no nicho por ano, com números que se tornam atemporais, rendendo comercialmente e em qualidade. E várias e várias canções bacanas já foram usadas como temas de animações dos últimos meses, mas a real é que eu consigo contar nos dedos de uma mão as que conseguiram extrapolar a mídia, deixando de servir apenas como auxílio para o que corre em tela e ir direto para minhas playlists para serem curtidas apenas como músicas.

Dito isso, resolvi dar mais um passo na temática nostálgica que esse blog tem tomado e iniciar mais essa nova coluna, deixando a escassez atual de lado e relembrando algumas das melhores faixas já utilizadas como OSTs de animes, tokusatsus e cartoons ocidentais nos últimos anos.

Para começar com o pé direito, aquela que considero ser a melhor animesong dessa década: Crossing Field, da LiSA para a primeira temporada de Sword Art Online...



Muita gente vai rolar os olhos com o que direi agora, principalmente os otacos mais fervorosos, mas a real é que a primeira temporada de "Sword Art Online" foi um dos troços mais legais vindos do Japão nos últimos 15 (?) anos. Poucos desenhos conseguiram entreter de uma maneira tão bacana, com um plot bastante interessante à época, um roteiro redondo, personagens cativantes e todo um universo bem divertido de explorar.

E o dedo da A-1 para escolhas estava tão bom que isso acabou se refletindo na seleção para a soundtrack da trama, com "Crossing Field" sendo perfeita em vários sentidos como opening do anime.

Eu adoro tudo aqui: a mescla de um instrumental mais carregado e "roqueiro" com elementos clássicos e sintetizadores ao mesmo tempo, a letra, a melodia, a métrica, a fórmula bem Pop de versos fortes com refrão intenso e pegajoso até que surge uma bridge emotiva, a interpretação exagerada da LiSA, cujo timbre levemente irritante casa maravilhosamente com esse tipo de produção, o videoclipe simples, mas eficaz. TUDO em "Crossing Field" funciona, sendo um ótimo exemplo de canção que adapta conceitos de antigamente, mas ainda assim soa contemporânea.

Interessantemente, a delícia foi uma mão na roda para todos os envolvidos. O single conseguiu atingir o primeiro lugar do ranking diário da Oricon e acumular quase 40 mil vendas em sua primeira semana, pegando peak de #5 na parada japonesa. Ele permaneceu nela por mais 24 semanas e, ao fim de 2012, já eram mais de 85 mil cópias vendidas, sendo o 91º mais comprado daquele ano.

Nisso, os holofotes em cima de "SAO" duraram ainda mais tempo que de costume para um anime ocasional quando falamos de trilhas sonoras, a LiSA viu sua ainda recente carreira solo decolar e acabou se tornando um dos nomes mais procurados para temas nos anos seguintes.

Digital/Regular Edition Cover

Limited Edition Cover

Limited Pressing Edition Cover

 ---

A minha intensão é relembrar uma OST por semana, toda quinta-feira (throwback thursday, btw). Já tenho uma lista de faixas nessa linha que escuto quase que diariamente, então será fácil manter isso aqui com uma periodicidade aceitável. Além do mais, já estava querendo ter um quadro unicamente japa/otaco aqui (foi mal, capopeiros) tem tempo, então essa ideia veio em boa hora.

De qualquer forma, deixem ai suas sugestões para futuros posts. Podem ser de animes famosos ou não. Versões em português também são bem-vindas...

---

Preguiça dos debuts/comebacks dessa semana, então vai tudo prum pacotão no sábado. :v

3 comentários:

  1. Te entendo na preguiça pras músicas dessa semana. Nada de bom mesmo :v
    Já assisti alguns animes,e não me considero otaku (?) por não lembrar da maioria deles. SAO é uma exceção,eu diria inclusive que é o meu favorito,só o enredo já é interessante. Claro que a coisa desandou quando o protagonista se casou com a menina e o resto depois disso é sem graça,só que ainda assim continuo gostando. A OST de abertura é linda, realmente uma obra-prima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles se casam? Nem lembrava/sabia. Eu larguei depois do segundo arco hahahaha

      Excluir
    2. Fez bem,porque a história não progride

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...