quarta-feira, 5 de julho de 2017

BTS está de volta com um cover ruim de 'Come Back Home', do Seo Taiji & Boys


E ai que o K-Pop tem dessas coisas. Enquanto em uma semana recebemos uma enxurrada de lançamentos realmente interessantes e comentáveis, em outra, precisamos nos contentar com BTS lançando um cover horrível de uma faixa dos anos 90 como pauta.

Enfim, vejam ai o MV de Come Back Home e já conversamos...



Antes de tudo, vale jogar aqui um disclaimer, já que muita gente nova conheceu o blog nas últimas semanas e posts desse tipo acabam por atrair fãs do grupo de maneira enlouquecida, que nem passar do título passam e já aparecem aqui com tochas e espetos tentando me matar: Eu gosto do BTS.

Ou melhor, para ser mais específico, eu gosto de um lado do BTS, aquele onde eles interpretam garotos sombrios alternativos em videoclipes soturnos, o que sempre rende canções com uma pegada etérea bem boas, tipo "I Need You", "Save Me", "Run" e "Blood, Sweet and Tears". Nisso, eles são o melhor grupo masculino da atualidade.

O que fode com tudo é o outro lado do BTS, onde eles encarnam aquela vertente try-hard barulhenta de ranger os dentes, rendendo troços deploráveis como "Fire" e "Dope". E foi justamente essa faceta que eles escolheram colocar nesse cover de "Come Back Home", do Seo Taiji & Boys.

Ouçam a versão original e façam uma comparação mental...



Embora a música coreana dos anos 90, atualmente, tenha se tornado inaudível, visto a baixíssima qualidade de gravação e mixagem daquela época, é notável que existe um ~charme~ colocado aqui, que era muito comum ao Hip Hop e Rap da época, pescando influências de Jazz no instrumental e dando um peso correto ao produto final, mesmo que fazendo com que cada uma das partes da canção pudesse ser aproveitada e curtida ao longo dos quase 4 minutos de faixa, isso mesmo sem um vocal cantado forte para o refrão.

O que o BTS fez aqui foi adaptar a música ao que é tido como trend atualmente, com os produtores inserindo batidas trap e tornando-a completamente tensa e ~malvadinha~, que é meio o que o grupo tenta passar nesse tipo de release. O problema é que isso ficou uma porcaria. Está histriônico demais, sem qualquer gingado e com replay factor zero. Não é agradável de escutar. É barulho. Apenas barulho.



O resultado teria ficado mil vezes mais interessante caso eles tivessem mantido a pegada original de "Come Back home", apenas atualizando para a tecnologia atual de mixagem, com os mesmos elementos de Jazz e todo aquele balanço noventista mais sacana. Seria um número retrô interessante para a discografia deles, assim como "Be Natural" é para a do Red Velvet.

Ao fim, isso é apenas uma pena. O BTS é um bom grupo, com integrantes talentosos e propriedade para entregar faixas incríveis. Mas a real é que, enquanto eles tiverem fãs cegas de amor e sem qualquer critério quanto à música deles, eles nunca sairão de sua zona de conforto e chacoalharão seu repertório.

Afinal, pra que ousar quando se tem um punhado de fãs comprando tudo e gritando que qualquer arroto por cima de batidas barulhentas é hino?

Resultado de imagem para bts come back home

---

Review do álbum da Lee Hyori amanhã.

4 comentários:

  1. Eu sou army, eu gostei, eu gosto dessas músicas barulhentas estilo Crush do 2ne1 mas uma parte de mim abomina essa música pelo simples fato do meu bias ser o único que não canta nada nesse remake, aliás, ele não canta nem 10s por música

    Mas Lunei, fique feliz porque o BTS agora está de cara nova e pela logo eu prevejo - oppa Try Hard e + estilo do BTS que você gosta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi isso ai do logo depois de ter feito o post, ou então teria incluído aqui também. Acho que eles estão ficando mais ~ocidentais~, até que faz sentido, visto a fanbase deles fora da Coreia ser bem grande, ter rolado esse prêmio da Billboard e etc. Vou torcer para que músicas nessa vibe que eu curto saírem com mais frequência.

      Excluir
  2. Arghh não sei porque dei play nisso, detesto músicas assim,parece my swagger do Got7 Jesus que coisa RUIM,isso porque não ouvi sequer um minuto.
    Gosto dos membros de BTS e da forma que eles agem em programas de fim de tarde de domingo,da amizade que eles têm,etc. Sinceramente não vejo nada de mais nas músicas deles @_@

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse, curto as faixas deles naquela vibe mais alternê/etérea, mas, é, esse números try hard não descem comigo também não.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...