quinta-feira, 22 de junho de 2017

Depois de 4 anos de espera, BLACKPINK finalmente debuta com 'As If It's Your Last'


Foram muitos anos de espera na fanbase, com promessas e mais promessas infundadas da YG acompanhadas de cancelamentos, drama, falta da vergonha na cara e quatro pré-releases aleatórios ano passado. Mas hoje, finalmente, a gravadora resolveu debutar um novo girlgroup. Conheçam o BLACKPINK!!!11!!

O grupo é formado por quatro garotas e é prometido como uma versão feminina do iKON. Mas estaria o repertório delas alinhado com o de Bobby e etc.? Confiram ai abaixo com o MV de As If It's Your Last e já conversamos...



Tá, a piada vai durar apenas nos dois parágrafos de introdução mesmo, porque é bem capaz de aparecerem fãs alucinados da YG me xingando por pensarem que eu realmente estou considerando isso ai o debut do BLACKPINK. Embora, moralmente, seja isso mesmo.

"As If It's Your Last" é, de longe, a melhor música já lançada pelo grupo. E levando em conta que elas só tem cinco faixas até hoje e que o histórico não é tão favorável assim, isso até que era algo previsível, mesmo que ela seja, vá lá, apenas uma nota 6,0.

O bacana disso aqui é que, enfim, resolveram dar um refrão Pop que preste para elas, não só um break com elas assobiando e falando uns troços engraçados, ou gritando e imitando indígenas, tribais ou qualquer coisa dessas. Realmente existiu um esforço de montar um refrão interessante, empolgante, energético e que fizesse a diferença de uma maneira positiva dentro da canção.

Gosto também da maneira como o instrumental é trabalhado, com a parte dos versos indo para um lado mais gingado, com influências do que acho ser kuduro, bastante envolvente, descontraído e divertido, mas ai quando chega no refrão, somos transportados pruma proposta mais idol pop e oriental, com um jogo de sintetizadores mais adocicados, lembrando inclusive o que e feito por grupos japoneses. É uma mistura que funciona bem quando colocada com a letra e a interpretação vocal delas. Curti.

Além disso, é algo diferente do geral já feito pelo 2NE1, então, numa comparação considerando apenas os dois, há uma certa originalidade nisso.

Não chega a ser a música que irá salvar o K-Pop, as nossas vidas e a do resto da humanidade, mas, como eu disse, é uma nota 6,0. Dá pra passar de ano. É tipo "Signal", do Twice, "What's My Name", do T-ara e aquela nova da Jolin com um DJ. É aceitável, divertida e com replay factor.

File:BLACKPINK - Majimak Cheoreom.jpg

Então, pensando melhor, é... Acho que posso SIM considerar "As If It's Your Last" como debut delas. Ou como um debut moral, visto só agora elas terem encontrado o seu próprio som e suas próprias cores.

Muita gente vai ficar puta com o que irei dizer, mas a real é que o BLACKPINK ano passado só serviu mesmo para ocupar a cota de grupo que pessoas que não escutam K-Pop frequentemente e nem conhecem muito do nicho usam para fingirem ~estar por dentro~ dessa fatia da cultura Pop, tanto que foram vários os blogs/canais/podcasts etc. que acabaram destacando os lançamentos delas em 2016 como se fossem o puro maná divino, sendo que a própria fanbase acabou aceitando que os singles eram apenas derivativos de outros atos da mesma companhia.

Entrando na área da subjetividade, achei "Boombayah" um dos troços mais execráveis do ano passado, não funcionando nem pela piada de tê-las gritando oppa e imitando índios no """"refrão"""", vi "Whistle" como uma demo não tão ruim, mas com alguns defeitos de transição que me incomodaram a longo prazo, "Playing With Fire" como uma extensão sem muito grude da mania Dancehall, com nada de inventivo dentro dela, e coloquei "Stay" na mesma prateleira que os sei lá quantos releases acústicos que saíram naquele projeto SM Station, porque é exatamente essa a linha dela, sem nada para torná-la especial.

Porém, o BLACKPINK é um ato da YG e, assim como qualquer coisa que um ato da YG lance, uma multidão de pessoas irá gritar que as canções, álbuns, clipes ou pendrives que soltam tinta são conceituais, vanguardistas e mais artísticos que o que é solto por grupos de outras gravadoras.

Vai entender...

8 comentários:

  1. Aleluia filho,pode falar quais são seus grupos favoritos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tentei listar eles nessa tag aqui: http://www.esquadraolunatico.com/2017/03/tag-ranking-girlbands-coreanas.html

      Excluir
  2. Olha sem querer sem chato mas, você não deveria falar mau de um grupo ou de uma música que não gostou isso tira o interesse das pessoas tipo eu não vou voltar aqui só pra ler as bosta que você fala sobre a música que eu gosto tente só comentar sem ser desse jeito.

    ResponderExcluir
  3. é uma pena que seu blog só atraía a escória dos kpop fas pros comentários, voce é ótimo

    ResponderExcluir
  4. A única coisa que eu acho ruim,é que a empresa tenta transformar elas em um 2NE1 da vida,mas elas tem muito mais a oferecer!Espero que a empresa não faça o grupo dar um disband digamos "feio" que nem fizeram com o 2NE1.Adorei o blog <3

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...