terça-feira, 16 de maio de 2017

'Muzik' é tão boa, gente (SDDS 4MINUTE)


E ai que não tem nada de novo e interessante para postar, então vamos relembrar uma velharia gostosa.

Eu estava dando uma olhada na blogosfera-fundo-de-quintal hoje, quando cai em um post falando de canções asiáticas de oito anos atrás, ai assunto vai, assunto vem, acabei lembrando da existência de Muzik, uma das melhores faixas da discografia do falecido 4MINUTE.



"Muzik" foi o primeiro comeback do 4MINUTE após debutarem meses antes com tosca (porém, maravilhosa) "Hot Issue", láaaaa em 2009. Ela foi usada como lead single do primeiro EP delas, o "For Muzik", e meio que foi só a confirmação de que Hyuna e as outras eram mais uma grande sensação dentro da cena capopeira a nascer naquele ano (2NE1 e T-ara surgiram na mesma época), com a faixa vendendo milhões de cópias, sendo só o começo de anos e anos de sucesso das cinco.

Ouvir "Muzik" hoje em dia, ainda mais com o auxílio visual do MV, é meio que um corte temporal na minha cabeça. Os maneirismos do que era o K-Pop na era de ouro são TÃO EVIDENTES que chega a ser engraçado.

Musicalmente, temos uma melodia extremamente barulhenta, mas ainda assim deliciosamente grudenta, com uma letra cheia de ganchos sacanas e momentos milimetricamente pensados para entrarem em nossa cabeça ("boom boom boom, like like, boom boom like AAAHNN", "I like the music, li-li-like the music, I like the music, please don't stop the music", "Da-da-da-da-da-da-dance music / Se-se-se-se-se-se-sexy music / F-f-f-f-f-f-f-fuck-funky music / I'm crazy in exciting music aliiiiiiiiiive"). Tudo cortesia do poeta Shinsadong Tiger, principal responsável pelas produções do grupo nessa primeira fase.

Visualmente, é aquele exagero de cores nos figurinos e cenários, muito "futurista", "trend", fashionista e o caralho a quatro. É tudo aquilo que ficou esteticamente marcado quando veículos ~fora do meio~ tipo a Billboard, MTV e a fucking Rede TV! descobriam a cena musical coreana.


A versão japa também é ótima

Fica ai aquele sentimento nostálgico da minha parte ao relembrar isso ai. Eu comecei a me aprofundar no K-Pop em 2010, justamente com o 4MINUTE através do MV de "I My Me Mine", buscando depois o material que elas haviam lançado antes e, desde então, "Muzik" é uma das minhas favoritas desse nicho.

Bem que algum grupo poderia debutar esse ano revivendo os conceitos girlcrush utilizados nesse período entre 2009/2011, mesmo que aquela regra dos ciclos se repetirem de tempos em tempos ainda não esteja valendo para essa época - Quando o house 90s vai sair de moda? Eu adoro, mas já estou começando a enjoar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...