domingo, 19 de fevereiro de 2017

Twice dá uma enxugada no histrionismo sonoro e volta bem com 'Knock Knock'


A minha relação com o Twice é engraçada, pois meio que se difere do que é visto no grande público. Eu curti bastante o debut com "Like OOH-AHH", mas, ao fim, ficou aquele sentimento de que Do It Again teria sido um single bem melhor. "Cheer Up", que explodiu, gerou vários memes e elevou o grupo ao primeiro escalão das girlbands, pra mim, soa como se estivessem cagando em meus ouvidos.

Já "TT", maior sucesso comercial das 9, que não me pescou na época do lançamento, já que repetia uma série de maneirismos sonoros que encheram o saco em 2016, hoje reconheço que é uma canção divertida e descompromissada, tanto que ela retornou à minha playlist diária há umas duas semanas e, creio eu, deve continuar lá por um bom tempo.

Eu acabei não adotando nenhum dos lados na polarização que é o Twice perante o fandom mundial. Não as odeio, fico buscando erros ou problemas em suas aparições, mas também não as venero e nem acredito que há um verniz de perfeição em sua existência.

Logo, me surpreendi com elas voltando com algo como Knock Knock como lead single do repackage do EP que elas soltaram ano passado...



Não que "Knock Knock" reinvente a roda ou qualquer coisa parecida, muito pelo contrário, na verdade. Uma coisa que me incomoda um pouco em todas as canções título soltas pelo Twice nesse tempo de carreira é o excesso de inserções sônicas e "inventividades" em uma mesma faixa - o que acaba sendo uma marca registrada da dupla de produtores Black Eyed Pilseung, acho.

Por exemplo, "Like OOH-AHH", que eu gosto bastante, tem um break de rap ligeiramente desnecessário, "Cheer Up", que eu odeio, peca por ter várias mudanças bruscas de andamento, já "TT", meu vício atual, também tem muitas subidas e descidas no instrumental.

Agora trabalhando com os mesmos produtores por trás das canções mais recentes do DAY6, é nítida a diferença, já que há uma linha sonora bem consistente e seguida corretamente do início ao fim.

A cara de preocupação de alguém que irá lucrar rios de dinheiros sem nem ter tido o trabalho de produzir a canção...
Gosto de tudo soar como um Bubblegum Pop bem feito e adaptado para a atualidade. Os versos são interessantes, o refrão é devidamente pegajoso e o clima mais melancólico-sing-alone com que a faixa é levada é gostoso demais. Há peso instrumental, a interpretação vocal das meninas está condizente. Tudo funciona como uma ending de anime Shoujo. Acho que, para ficar perfeito, só faltou mesmo um solão de guitarra antes da bridge, mas a ausência disso não a torna ruim não.

É claro que, para ficar ainda melhor, elas bem que poderiam parar de carregar no aegyo e reforçar ainda mais a veia humorística comumente presentes nos vídeos. Visualmente, as coisas estavam melhores nos dois primeiros releases, com algumas meninas sendo girlcrush, outras exibindo uma postura mais sensual, outras mais recatadas e fofinhas, outras mais teen. De "TT" pra cá, ao que parece, as 9 foram instruídas a se comportarem como crianças bobinhas e isso me incomoda bastante.





Fora esses exageros de imagem, o MV está bacana. Ao que parece, isso de acelerarem a imagem acabou se tornando uma marca do Twice e realmente funciona para emitir uma aura creepy ao resultado final. O cameo do JYP está engraçado, as meninas estão todas bem lindas - Mina, Momo e a garota de cabelo curto, em especial -, a trama delas ficando presas entre dimensões está divertida. Curti.

No mais, o saldo, dessa vez, é positivo. Acho que essa é uma das coisas mais legais que ouvi do Twice, pois já curti num primeiro contato. Agora, é esperar pra saber como vai ser a receptividade dos coreanos e, a partir disso, deduzir qual será o caminho futuro adotado pelo grupo.


A propósito, estou cogitando escrever um Album Review do "TWICEcoaster: LANE 2", já que, mesmo funcionando como um relançamento, esse acaba sendo o primeiro full album do grupo. Se rolar, deve sair até o fim dessa semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...