segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Lovelyz volta com seu synthpop em 'WoW!' e aposta até em Bossa Nova no álbum 'R U Ready?'


Ooh, o feriado chegando ao fim, hora de retomar a periodicidade correta disso aqui. E enquanto o cansaço, a ressaca e todo o sentimento de perder quase quatro horas inteiras da minha vida assistindo uma cerimônia insuportável do Oscar não passam, ao menos, tenho aqui o novo LP do Lovelyz para abençoar os meus ouvidos com mais releituras contemporâneas do Synthpop setentista que o grupo faz tão bem.

Confiram ai o MV de WoW! e já conversamos mais...



Uma das coisas que mais me agradam no Lovelyz e meio que me confortam ao saber sobre os novos lançamentos delas é a real probabilidade de virem canções divertidas que seguem uma linha sonora tomada como assinatura pelo grupo que muito me agrada, já que a principal inspiração por trás da musicalidade do grupo está naquele Pop eletrônico muito comum no cenário europeu entre o final dos anos 70, com a Disco Music perdendo um pouco da força, e o início dos 80.

Claro que tudo isso é montado pelos produtores OnePiece de uma maneira menos experimental e carregada no açúcar, como se fossem unicórnios vomitando arco-íris purpurinados em campos de algodão doce. Quando acertam, temos verdadeiras pérolas da música Pop oriental como Destiny e Ah-Choo. Quando erram, a queda acaba não sendo tão grave assim, resultando em canções que não mudam a vida de ninguém, mas até que divertem, tipo Candy Jelly Love Hi~.

"WoW!" está nesse segundo grupo. Os sintetizadores já no início mostram o clima fun que haverá em toda ela, com tal ideia sendo ampliada na participação de acordes de guitarra bem marcados, que lhe dão bastante pulso. Os versos são curtos e bolados de maneira a grudarem na cabeça, o refrão é bastante melódico e elas balbuciando "j-j-j-j-pop-j-pop, gay-pop-gay-pop, mula mula mulaah" lá por 1 min e 50 antes de chegar a bridge são bem fofas.

Como eu disse, não é nada que vá mudar a vida de ninguém, mas é uma faixa Pop bem bacana e agradável de escutar. Honestamente, não vejo do que reclamar.



Já escutei o R U Ready?, segundo álbum delas (enquanto seus grupos favoritos só lançam singles e EPs, pfff) e ele segue nesse mesmo nível, com a maioria das canções funcionando dentro do estilo que se propõe. Não pretendo fazer um Album Review mais elaborado, mas vou aproveitar a oportunidade para comentar sobre alguns destaques.

Por exemplo, "Cameo", "Knock Knock" e "The" são as outras que também acertam ao se inspirar no synth setentista, com até mais afinco que o lead single. A primeira tem um pé mais no Pop atual em seu andamento, com algumas pausas "urban", mas toda a backtrack é bem retrô. A segunda, embora tenha o mesmo nome da mais recente do Twice, lembra uma outra do grupo da JYP: "Cheer Up", já que há algumas mudanças bruscas no andamento. Só que, diferente do visto em shy.shy.shy, esse conceito aqui funciona, pois o instrumental é bem menos carregado. A última é a mais orgânica, com a guitarra e a bateria mais altas e todo um clima de encerramento de show bem adorável.

Mas o LP também tem outras que são bem boas e vão por um caminho diferente. "Night and Day" e "My Little Lover" seriam bem coisas que ficariam em casa na discografia do Mamamoo ou da IU, com uma calcada no R&B e ainda ganhando uma levada Bossa Nova em seu andamento e a outra, que encerra o CD, mergulhando ainda mais nessa vibe brasuca, só faltando mesmo um pandeirão para que vire um samba dos bons.

Particularmente, não gostei tanto das outras, pois acabam soando genéricas numa comparação com o próprio repertório presente do disco, se tornando esquecíveis após uma audição distraída. Mas bicho, é um álbum com 11 faixas, sendo uma delas uma intro, 6 delas realmente boas e 4 apenas passáveis. O saldo é positivo.


No mais, esse é outro bom comeback do Lovelyz. Se rolar boa vontade, sugiro que vocês escutem todo o álbum, pesquem as referências e escolham suas favoritas. Fiz isso e não me arrependi. Não são só os grupos mais hypados que merecem a nossa atenção, bons achados podem vir de qualquer lugar.

2 comentários:

  1. foi meio dificil achar reviews do album que também mencionam o fato de que elas tem uma musica que é inspirada pela bossa nova. gostei do fato delas ter musicas como essa no album, é dificil achar essa peculiaridade em outros girl groups. a minha favorita é night and day, essa me deu saudade da sunmi

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...