quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Algumas palavras tristes sobre o disband do Wonder Girls


É um pé no saco ter que escrever sobre isso, pois envolve uma carga emocional razoavelmente grande, o que acaba comprometendo um pouco as coisas. Entretanto, vamos lá...

Foi anunciado hoje (26) que o Wonder Girls irá encerrar suas atividades como um grupo.

Foi acertado que a Yubin e a Lim continuarão na JYP Entertainment apostando em carreiras solo, mas que a Yenny e a Sunmi decidiram não renovar o contrato e tentarão a vida como solistas em alguma outra agência.

Também foi dito que as quatro lançarão seu último single digital no dia 10 de fevereiro, data onde comemoram 10 anos de banda.



O vídeo acima foi solto no canal da JYP de maneira simbólica, com a canção "Remember", do álbum "Reboot" (2015), contendo também algumas palavras das integrantes aos fãs.

Confiram a tradução feita pelo colega Carlos Dalla Corte em seu blog:

Yenny: "Já se passaram 10 anos desde que estamos juntos. Todos os momentos que rimos, choramos e fomos felizes e tristes juntos passaram como um caleidoscópio. Obrigado por nos darem memórias que vamos levar conosco par sempre."

Sunmi: "Várias coisas aconteceram durante estes 10 anos. A todos os fãs que nos apoiaram, confiaram em nós e esperaram por nós...meu coração dói, dando a vocês notícias tristes. Eu sinto muito e obrigada."

Yubin: "Tão maravilhoso, com seus interminável apoio e confiança, Wonder Girls foram tão amadas por 10 anos. Sempre, com agradecimento, vou guardar todos nossos momentos juntos."

Lim: "Sempre que sentirem nossa falta, eu espero que nossas canções, recheadas de memórias, irão servir de conforto para vocês. Embora seja difícil agora, vamos fazer nossos melhor para nos tornarmos uma fonte de força para vocês."

Todas: "Obrigada, obrigada, obrigada novamente. Fomos tão felizes. Aqueles dias foram como um sonho. Lembrem-se de nós...Nós somos as Wonder Girls."

---

Particularmente, meio que ainda estou sem palavras sobre isso. O Wonder Girls foi uma das primeiras girlbands que eu me interessei quando comecei a escutar K-Pop e, ano a ano, a discografia delas foi melhorando mais e mais. Em minha cabeça, esse sempre foi um dos grupos a mais apostar na música que na imagem, trabalhando com diferentes influências e trazendo boas faixas em cada uma delas.

Uma pena os engravatados responsáveis por sua gerência acabarem tomando decisões pouco assertivas. Ao final, foram poucos os álbuns lançados nesses 10 anos em atividade, com um foco relativamente baixo na Coreia do Sul e poucos resultados fora dela.

Interessante que, mesmo assim, o nome "Wonder Girls" ainda é visto com muito carinho e respeito pelo público que consome esse tipo de mídia.

Fica aqui aquele sentimento ruim de ver algo que tanto gosto se esgotando pouco a pouco. 4MINUTE, KARA, 9MUSES e Wonder Girls já se foram. Sendo honesto, não sei se terei a mesma boa vontade com o K-Pop caso role agora um disband pro F(x), já que quase não surgem mais grupos que me empolguem nesse nicho, apresentando materiais diferenciados, fugindo de apelações infantis e mostrando-se minimamente interessantes quando comparados com o resto do mundo naquilo que se propõem.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...