sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

TOP 50 | As melhores faixas do K-Pop em 2015 (10ª até 01ª)


E ai que o fim desse ano já está na porta e eu preciso começar a escrever todas as listinhas de melhores de 2016, ou não terminarei a tempo. Porém, antes disso, preciso fechar logo esse top 50 de 2015, que já deveria ter ido ao ar no final do mês passado.

Será que os palpites de vocês fizeram sentido? Será que todos estavam loucos ao chutar que o SHINee apareceria aqui? Será que eu que sou o maluco e enfiei vários nugus aleatórios e desconhecidos, com "Catch Me If You Can" em primeiro apenas pelo choque?

Essas e outras dúvidas serão sanadas em 3... 2...

10º) LIM KIM - LOVE GAME


Eu estive maquinando em minha cabeça uma batalha entre o Stellar e a Lim Kim para decidir quem ocuparia a décima posição desse top e o motivo que fez com que a solista do Togeworl se sobressaísse foi o mais simples possível: a música. "Vibrato" pode ter tido um apelo popular maior entre o nicho capopeiro, mas "Love Game" consegue ser uma produção ainda superior. O modo como toda ela é construída em camadas que vão aparecendo na backtrack a cada estrofe, começando com palmas e explodindo lá no final com sei lá quantos elementos que conversam entre si de maneira super coerente é, no mínimo, genial. E genial também é, mesmo com tudo isso, o maior destaque de toda a faixa ser a voz da Lim, cujo timbre é um dos mais facilmente reconhecíveis do K-Pop. Ela não se perde em gritos e deixa todo o produto final com uma cara mais indie, mesmo sendo insanamente Pop. Já o MV, um dos melhores já produzidos pelo Digi Pedi, com ela acidentalmente machucando todos os caras que tentam estuprá-la. Nota 10...

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09º) EXO - CALL ME BABY


Vários de vocês quando viram o spoiler de que um boygroup apareceria no top 10 chutaram que seriam os caras do SHINee. Porém, o que muitos de vocês não imaginavam é que eu não acho "View" nada demais. O que não imaginavam também é que eu, dentre tantos outros números de garotos, preferi uma outra faixa vinda da SM. "Call Me Baby" é uma das melhores músicas já feitas não só pelo EXO, mas se destaca como uma das minhas favoritas em boybands coreanas num todo. Amo como conseguiram suingar tanto a produção a ponto de fazer com que fique difícil definir se isso está mais para Hip Hop 90's ou Funk 70's. O refrão é excelente, os versos tem bastante flow, os meninos estão cantando bem, o MV é legal. O mais engraçado é que "Call Me Baby" me tinha passado despercebida ano passado, tanto que a ignorei na lista de melhores do ano em um outro site onde eu participava, mas acabou se tornando um dos troços que eu mais escutei esse ano...

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08º) IU - TWENTY-THREE


Eu fico imaginando a cara dos engravatados da gravadora da IU quando ela chegou em uma reunião mostrando uma música onde zombava da hipocrisia do coreano médio punheteiro com o aegyo e criticava sua própria empresa por obrigá-la a interpretar mocinhas ingênuas apenas para aticar a imaginação alheia. Não sei se rolou alguma briga, mas, felizmente para todos nós, "Twenty-Three" existiu. Eu amo quando as pessoas conseguem usar a música para passar mensagens mais profundas, mas fazendo isso de uma maneira divertida e acessível, visto que isso aqui é o single mais Pop dela em muito tempo. Ponto pra ela, ponto para a Loen e um belo de um dedo do meio para todos os internautas tosquíssimos que tentaram sabotar esse lançamento acusando ela de pedofilia. "Twenty-Three" vendeu pra cacete e a IU continua riquíssima, influente e bem sucedida...

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07º) JIMIN PARK - HOPELESS LOVE


O foda a respeito da Jimin Park é que ela poderia muito bem seguir a linha de todo mundo que participa desses reality shows vocais coreanos e lançar só mais uma baladinha básica como single solo para poder explorar sua extensão e ser mais uma entre tantas outras nisso, porém, ela foi além e não só lançou uma balada para exibir seus dotes vocais como fez dela uma música realmente boa e destacável do bando. Os elementos sônicos diferenciados presentes em "Hopeless Love" são escolhidos de maneira a torná-la alternativamente épica, com xilofone, tambores tribais super marcados e sinetas interagindo com o piano. É quase algo que a FKA Twigs lançaria, mas com o up de termos a bela voz da Jimin cantando de maneira agressiva e sentimental. O MV também segue essa linha indie, com ela servindo de vela enquanto a mina que ela gosta está aproveitando os dias com um cara lá (ou vice-versa, tanto faz). Sem sombra de dúvidas, uma grande produção e a melhor ballad do ano passado...

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06º) RED VELVET - AUTOMATIC


"Ice Cream Cake" e "Dumb Dumb" fizeram muito mais sucesso e são as faixas que imediatamente surgem nas nossas cabeças quando remetemos o Red Velvet a 2015. Só que a minha favorita mesmo do grupo no ano passado (e em toda sua discografia) é "Automatic". Ooh, céus, a melancolia desse instrumental é tão agradável. Amo o fato das cinco terem entendido o minimalismo característico desse tipo de produção R&B e terem limitado suas performances vocais a apenas seguir a melodia proposta e não inserir sei lá quantos melismas e agudos desnecessários. Porra, é elegância demais! Cada elemento sonoro colocado fez a diferença e a maneira como tudo foi montado me fascina. E de quebra, temos ainda um videoclipe maravilhoso sem o menor sentido, com os jogos e cortes de câmera que acabaram virando a "marca visual" do grupo...

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05º) BROWN EYED GIRLS - BRAVE NEW WORLD


O Brown Eyed Girls ano passado mostrou que tem muito mais bolas que todo mundo na Coréia do Sul ao chutar a bunda da gravadora delas, assinando com outro selo e lançando um full album cheio de hinos repletos de mensagens com duplo sentido disfarçados em uma temática sobre fucking física quântica (nunca esquecerei a zoeira com "buraco de minhoca" sendo traduzido como "fogo no rabo"), todos bem tocados e bem produzidos e bem cantados, mostrando que mesmo estando juntas há uma década elas ainda tem muito para mostrar. E a melhor de todas as músicas foi, justamente, utilizada como lead single. Se só a introdução de "Brave New World" já é capaz de arrepiar todos os pelos do meu corpinho, vocês já podem imaginar o meu estado de êxtase quando ela chega ao fim, certo? Do destaque pro contra baixo logo depois da explosão de violinos e sintetizadores, com mais e mais elementos surgindo e desaparecendo e servindo de pano de fundo para os vocais excelentes do quarteto até o videoclipe fumado e o break de rap da Miryo, tudo me agrada. A Gain nua coberta de glitter dentro de um satélite foi um dos troços mais lindos que vi no ano passado. Donas da Disco Music...

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04º) WONDER GIRLS - BABY DON'T PLAY


Todas as faixas do "Reboot" foram maravilhosas e mereceriam uma vaga aqui nessa lista. Sério, todas mesmo. Só que, para ser sincero comigo mesmo e com vocês que ficam lendo as besteiras que posto aqui, decidi eleger em minha cabeça qual a melhor em todas e, nesse caso, a minha veia roqueira falou mais alto e "Baby Don't Play" saiu na frente. O começo totalmente orgânico com a Yenny cantando sendo rapidamente infestado por sintetizadores eletrônicos que parecem ter sido retirados de algum fliperama é TÃO anos 80 que, imediatamente, me dá vontade de sair pulando por ai, ou dançando, ou praticando exercício de collant na frente da TV, ou resolvendo um cubo mágico, ou dançando que nem as meninas em San Junipero naquele episódio de Black Mirror, ou... Sei lá, bicho! VAMOS LÁ, TODO MUNDO JUNTO: BABY DON'T PLA-A-A-A-AY, DON'T PLA-A-A-AY...

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03º) F(X) - 4 WALLS


Ninguém imaginava que depois do estouro sônico que foi "Red Light", com influências de Eletronic Body Music, Noise e Industrial, o F(x) retornaria tão diferente e tão bem com um Garage House fodido como "4 Walls", aproximando mais o grupo ao que é feito aqui no ocidente por grupos como o AlunaGeorge e o Disclosure que ao idol Pop oriental. O minimalismo dançante aqui é espetacular, brincando com transições e andamentos que seguem o rumo da vozes delas e só estouram mesmo lá no último refrão. A letra é aquilo que o F(x) faz de melhor: falar sobre sexo de maneira metafórica. No caso, elas falam sobre como trepar com o cara/garota as faz descobrir diferentes coisas, viajar nos sentidos e por ai vai. O MV fumado é brilhante, o refrão é grude puro. Não é a toa que o colunista da Vice colocou isso aqui como o melhor K-Pop de 2015 e, num geral, pensando pelo conteúdo lírico e pela genialidade da produção na backtrack, talvez seja mesmo. O problema, meus caros, é que subjetividade é algo que não tem como lutar contra e, em 2015, foram outras duas as músicas que se estabeleceram como melhores na minha cabeça...

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02º) EXID - AH YEAH


Tá, tá bom, eu sei que não tem nadinha em "Ah Yeah" que a destaque de sei lá quantas outras faixas Pop com saxofone parecidas dentro do cenário sul coreano e internacional. Só que, para o que ela se propõe, que é ser uma farofa divertida, sensual, catchy e com uma mensagem interessante por trás, ela acerta em cheio. A participação de cada integrante aqui tem o seu valor, com um destaque especial para a interação de vocais adocicados aegyo de menininha da Hani com a agressividade do rap da Le, que se reflete também no instrumental por trás, que alterna entre o contido e o pesado em tais momentos. O refrão é deliciosamente grudento, a bridge é intensa e o Shinsadong Tiger sussurrando "Onde é que você mora? Você mora sozinha?" como se fosse um psicopata é, bizonhamente, aplaudível. A cereja do bolo é o vídeo que, de tão bem bolado, me conquistou de cara. Isso de as aparências enganarem representado através das tarjas de classificação etária, que vão mudando de acordo com a maneira como elas se comportam, é muito inteligente. Enfim, segundo melhor K-Pop do ano...

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01º) 4MINUTE - CRAZY


Isso porque 2015 foi o ano onde o 4MINUTE resolveu colocar todas as vagabas em seus devidos lugares! "Crazy" é não só uma junção perfeita de Pop e Hip Hop, agressiva, com elementos mediterrâneos e um MV arrepiante, como um hino contra o comodismo social e todas as besteiras que as pessoas nos impõem como comportamentos certos e errados. "Não se deixe ser solitário / Ache o seu "eu" escondido no mundo, antes que seja tarde / Enlouqueça! Grite! Aproveite! / A vida é muito curta, então, todos devem enlouquecer!" A backtrack disso é tão frenética que qualquer deslise de atenção é capaz de nos privas de algum elemento que poderá tornar toda a experiência diferente quando descoberto numa próxima ouvida - o pré-refrão em especial, com os sintetizadores subindo, é de tirar o fôlego. E é isso, meus caros, muito grupos tentaram e tentam, mas as verdadeiras rainhas do estilo girlcrush foram as 4MINUTE. Uma pena terem se separado, mas não tenho muito do que reclamar, já que elas deixaram uma discografia onde várias coisas conseguem ser tão boas ou ainda melhores que "Crazy". Então, vamos todos enlouquecer juntos...

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Uou, vamos para aquele momento onde eu justifico a ausência de várias faixas. Começando pelo SHINee, eu acho "View" bem qualquer coisa e, numa comparação direta com vários outros números que usam House, bastante inferior. "Married to The Music" é divertida, mas também inferior a outras canções Funk que apareceram na lista.

"Awoo", da Lim Kim, e "I", da TaeYeon, entrariam bem de boa, já que são mais legais que várias das que coloquei lá na primeira parte do top. O problema é que eu esqueci que elas existiam. Vai entender.

Não tenho muito apresso especial por nenhuma música dos álbum do Girls' Generation e do Girl's Day lançados ano passado, embora até tenham coisas boas neles. Também reconheço que o T-ara, o KARA e outros girlgroups lançaram coisas boas, mas acabaram morrendo na peneira.

Também esqueci de "Heart Attack", do AOA, mas ela é guilty pleasure e nem entraria mesmo. "Sober" e "Bae Bae", do BIGBANG, são divertidas, mas quase não escuto elas mesmo, então nem faz sentido ocuparem espaço.

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E é só isso ai mesmo, meus queridos. O top com os melhores J-Pops do ano passado ficam para o ano que vem, onde também pretendo dar uma editada no que postei sobre 2012 e 2013, apenas para deixar tudo num formato só. As duas primeiras partes dos tops 40 japa e coreano de 2016 vão ao ar na semana do natal, com as partes finais na semana do ano novo, juntinho com as listas de melhores álbuns, filmes do cinema de animação, melhores episódios de desenhos, melhores animes e piores faixas do ano.

Deixem ai os seus comentários e, se quiserem, palpites sobre o que deve aparecer mais pra frente.

;)

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