sábado, 12 de novembro de 2016

A lista de inscritos ao Oscar 2017 de Melhor Animação já está entre nós


Olha, eu estou abismado em como o tempo passa rápido. Digo, já tem mais de um ano que eu fiz esse post aqui falando sobre as animações em longa-metragem que estavam na fila para tentar uma vaguinha na lista final do Oscar, soltando vários venenos gratuitos à academia, à Taylor Swift, à Jennifer Lawrence e aos que associam premiações à qualidade. Ooh, bons tempos esse onde o blog se resumia a reciclar as pautas do Info Animation e eu não precisava me preocupar com capopeiras de 12 anos de idade me xingando por zoar os bias delas.

Enfim, essa introdução toda foi para avisar que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood já divulgou a lista com os filmes inscritos na categoria Melhor Animação que podem concorrer ao Oscar no ano que vem - com um recorde de indicações.

Cliquem ai no "continuar lendo" para conferir quais os 27 (!!!) filmes enviados, meus pitacos sobre isso e, claro, minhas tentativas inúteis de adivinhar quais serão escolhidos na peneira final...

- Angry Birds: O Filme
- April and the Extraordinary World
- Bilal (huahuahua com esse nome)
- Procurando Dory
- A Era do Gelo: O Big Bang
- Kingsglaive Final Fantasy XV
- Kubo e as Cordas Mágicas 
- Kung Fu Panda 3
- O Pequeno Príncipe (mas hein?)
- Long Way North
- Miss Hokusai
- Moana: Um Mar de Aventuras
- Monkey King: Hero Is Back (eita)
- Mune, O Guardião da Lua
- Mustafa & the Magician
- My Life as a Zucchini
- Phantom Boy
- A Tartaruga Vermelha
- Festa da Salsicha
- Pets: A Vida Secreta dos Bichos
- Sing: Quem Canta Seus Males Espanta 
- Snowtime!
- Cegonhas: A História que não te Contaram
- Trolls
- 25 April
- Your Name (Kimi no Na wa)
- Zootopia: Essa Cidade é o Bicho 


Primeiro de tudo, achei interessante o fato de tantos filmes estarem inscritos dessa vez. Mostra que a produção de material em animação para as telonas está mais forte do que nunca... Ou que as produtoras estão com uma cara de pau mais lavada do que nunca, já que boa parte dos longas que figuram ai na lista são bem passáveis.

Outro fato que me chamou bastante atenção foi a inclusão de algumas produções que acabaram esnobadas na última edição. Creio que "O Pequeno Príncipe" seja a mais notável. Como eu disse naquele post do ano passado que eu linkei ali no primeiro parágrafo, era bem provável que colocassem ele de volta no circuito americano para que tivesse uma chance de concorrer em 2017. Dito e feito. Tomara que fique na lista dos cinco finais. Outros dessa leva são "Monkey King: Hero Is Back" e "Mune, O Guardião da Lua". O primeiro é uma produção chinesa bastante interessante feita com a doação de fãs. Não é o tipo de coisa que ganhe prêmios (ou audiência) aqui no ocidente, mas vale a citação. O segundo é um filme francês bem legal de fucking 2014 também interessante.

Não tenho como comentar isoladamente cada um dos concorrentes, pois não assisti tudo. Uns por não terem estreado aqui no Brasil ainda ("Moana", "Sing" etc. etc. etc.) outros por eu ter esquecido de ir assistir ou ignorado enquanto estavam em cartaz ("Festa da Salsicha", "Trolls"). Mas, tentarei fazer um panorama com categorias específicas para cada grupo, baseando-me no que é costumeiro nesse tipo de premiação.

Categoria "Os Donos da Porra Toda"

Participantes: "Procurando Dory", "Zootopia", "Moana" e "Kubo and the Two Strings"


Digamos que essa é a categoria "principal", de onde saem mais filmes para a lista final. No caso, entram sempre as produções high profile da Disney e da Pixar, pois carregam o nome do estúdio e, por isso, independente da qualidade, acabam atraindo a atenção do público e da audiência. Se você for um capopeiro que decidiu clicar nessa matéria por curiosidade, digamos que os filmes aqui são como os idols da SM e da YG: bons ou ruins, chamam mais atenção que todos os outros juntos sempre.

Coloquei "Kubo" nessa categoria por ele estar chamando muita atenção ao redor do mundo, com notas boas na crítica mesmo sendo um fracasso na bilheteria.

E pra ser BEM sincero, não acho que "Procurando Dory" entre no grupo final não. Eu até pensaria que a Pixar era imbatível, mas terem esnobado o insosso "O Bom Dinossauro" no Oscar desse ano acabou me sendo um sinal de que nenhum estúdio é imbatível. Que bom.


Não tenho como comentar "Moana", pois ainda não assisti. Mas, ao que parece, tem grandes chances de concorrer lado a lado com "Zootopia", que é um dos melhores do ano até agora.

Ok, vamos para a próxima...

Categoria "É Da Pipoca Que O Povo Gosta"

Participantes: "Angry Birds", "A Era do Gelo 5478", "Kung-Fu Panda 3", "Festa da Salsicha", "Cegonhas", "Sing", "Trolls" e "Pets"


É aqui onde entram aqueles filmes que assumidamente são bolados para o entretenimento, sem qualquer intensão de passar algo além disso e que, em geral, acabam sendo um sucesso estrondoso em bilheteria e entram na cultura mundial.

É bem comum que ocorram injustiças com os longas dessa desambiguação, sendo erroneamente ignorados em prol de animações com apelo "intelectual" maior (never forget "Minions" totalmente esnobada ano passado para que "Abostalisa" entrasse e "Lego Movie" ignorado no ano anterior apenas pela sacanagem). Entretanto, para ser justo, das que assisti dessa lista, não teve nada que realmente merecesse uma indicação. Quer dizer, qual filme desses ai fez algum barulho DE VERDADE? O único que imagino que possa entrar, muito pelo hype pessoal que estou criando aleatoriamente, é "Sing", que ainda não estreou por aqui.


Ou talvez coloquem "Festa da Salsicha" só pela zoeira mesmo...

Categoria "Eu Sou Melhor Que Você Por Ser Hipster"

Participantes: "O Pequeno Príncipe", "Your Name", "A Tartaruga Vermelha", "Monkey King: Hero is Back!", ""Mune, O Guardião da Lua", "Long Way North" e "todos os outros ali que ninguém assistiu"


Essa aqui é a categoria onde costumam entrar as produções internacionais que encontram numa indicação ao Oscar o meio de popularizarem-se fora de suas nações. Muita coisa boa costuma aparecer aqui, mas poucas são realmente valorizadas como mereciam.

Das que vi, "O Pequeno Príncipe" é a melhor por muitos motivos. Na verdade, esse foi o segundo melhor longa animado do ano passado ("Divertida Mente" foi o melhor, btw) e vejo nele um concorrente real para "Kubo" e "Zootopia", os dois melhores americanos desse ano.

Ainda não tive a oportunidade de conferir "A Tartaruga Vermelha" e o tão aclamado filme do Makoto Senkai, "Your Name (Kimi no Na Wa)", mas pode ser que algum dos dois entre também. Eu ficaria bem feliz com isso.

Gosto de "Monkey King: Hero is Back!", mas, como disse, não é o tipo de coisa que costuma atrair a atenção do público ocidental. Duvido que passe para a próxima fase classificatória.


Categoria "Esquecidos no Churrasco"

Participantes: "No Mundo da Lua", "Ratched & Clank" e "Norm of the North"


Tá bom que "Norm of the North" foi um dos piores troços que assisti esse ano, mas "No Mundo da Lua" e "Ratched & Clank" entrariam fácil na categoria dos pipocões ali em cima. 

Não consigo entender esse senso de prioridades dos americanos...

Resultado de imagem para zootopia gif

Uou, falei bastante, mas ainda falta aquela parte onde pago mico e tento adivinhar quais serão os indicados na lista final, certo? Vamos lá...

- Kubo and the Two Strings: é um filme tipicamente Pop, mas que tem chamado muita atenção da crítica especializada. Além disso, as produções da Laika sempre costumam entrar;

- O Pequeno Príncipe: é uma boa animação "cult", sendo a que mais se destacou entre as prováveis, então deve entrar para cumprir a cota de relevância da categoria;

- Moana: Um Mar de Aventuras: isso aqui sou eu chutando no escuro, pois o filme ainda não estreou, mas tem MUITA cara de Oscar;

- Your Name (Kimi no Na wa): todo mundo tá falando bem dessa, deve entrar como a produção oriental da vez - embora "A Tartaruga Vermelha" também tenha chances bem reais;

- Zootopia: Essa Cidade é o Bicho: foi a melhor coisa da Disney esse ano, deve ganhar a estatueta.

Resultado de imagem para festa da salsicha gif

É meio tosco eu querer fazer uma lista de preferidos para a indicação, sendo que não assisti tudo da lista, mas é pra isso que vocês estão aqui, né? De qualquer forma, voltem na última semana de dezembro, que é quando eu costumo soltar o top 10 de melhores do ano...

- Kubo and the Two Strings: por ser o melhor filme desse ano;

- Festa da Salsicha: pela putaria;

- O Pequeno Príncipe: por ter sido o melhor filme do ano passado;

- Sing: Quem Canta, Seus Males Espanta: por ser o meu maior hype em 2016;

- Zootopia: Essa Cidade é o Bicho: por ser o melhor da Disney esse ano e o segundo melhor de 2016 até agora.

Resultado de imagem para cegonhas filme gif

Enfim... A lista final com os indicados, que terá apenas 5 animações, será divulgada somente no início do ano que vem. A 89ª edição do Oscar acontecerá em 26 de fevereiro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...