segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Black Pink debuta cagando em nossos ouvidos com 'BOOMBAYAH' e 'WHISTLE'


Eu não dou uma foda para a YG Entertainment. Pra falar sério, não daria nem uma punheta.

Por algum motivo que nunca entenderei, essa gravadora/produtora conquistou uma porrada de fãs ao redor do globo, não só por seus atos isolados, mas pelo estilo em si. Entre os fãs de K-Pop, há quem defenda que o grupo invista de maneira mais trabalhada em seus artistas, fazendo-os "melhores", "mais criativos", "mais originais" e atribuindo-lhes mais personalidade que outros dentro de cenário Pop sul coreano. Tudo besteira.

Pensem nos grupos mais high profiles lançados por eles nesse últimos anos. Vá lá, o BIGBANG, o 2NE1, o iKON e, numa proporção menor, o WINNER. Agora pensem nas faixas trabalhadas por cada em desses, do debut aos mais recentes comebacks. Todas variam entre: pancadões EDM/Hip Hop com elementos mediterrâneos ("I'm The Best", "Dumb&Dumber", "Bang Bang Bang"), R&Bs melosos ("Loser", "My Type", "It Hurts") e Pop/Rocks ("Sentimental", "Ugly", "What's Wrong"). Obviamente, com MVs carregados no color block e, vez ou outra, com foco no humor. E enquanto isso pode funcionar algumas vezes, em outras (grande maioria, na verdade) é apenas uma poça rasa de pedantismo.

Puxando com força pela memória apenas para que não me acusem de hater, preciso dizer que acho o segundo mini-álbum do 2NE1 uma das coisas mais legais dessa década, que gosto muito do debut e do primeiro álbum da Lee Hi, do AKMU como um todo e uma coisa ou outra do WINNER. Sim, eu ouço tudo o que sai, não só o que é divulgado em videoclipes. Eu gosto de música Pop oriental e procuro sempre me aprofundar mais e mais no cenário.


O que nos leva ao debut do Black Pink, a morte de uma piada frequente no público capopeiro. Isso já vinha sendo anunciado há anos, cada garota nova que aparecia em videoclipes e feats. de artistas da gravadora acabava cotada para entrar. Foram promessas e mais promessas vindas do papa YG. Algumas nunca cumpridas, como sempre.

E ai que, finalmente, aconteceu. Sem mais enrolações, hora de comentar as músicas...

Aah, que bosta horrível!

A mesmíssima merda de sempre, convenhamos. Essa BOOMBAYAH se encaixa na categoria "pancadões EDM/Hip Hop com elementos mediterrâneos". É o tipo de besteira barulhenta e sem a sutileza necessária prum Dance eletrônico que a tornará um hino cult pra galera que acha bonito dizer que gosta de música ruim, só por ter uns batidões, tipo "Fantastic Baby", "I'm Ill" e "Catch Me If You Can", mas se fosse de alguma cantora ocidental lançando, diriam ser datado, mal feito, lixo sonoro etc.

Caraca, pra que esses sintetizadores irritantes do início ao fim? Pra que a inexistência de um refrão? Pra que adicionar elementos da música mediterrânea se não irão se aprofundar? Elas gritando "oppa" e imitando índios, em especial, me gerou um desconforto inacreditável, quase uma vergonha alheia.

Oie
O clipe tá o básico de qualquer ato da YG, sendo meio sombrio, mas extremamente colorido. As meninas são gostosas pra caralho? São. A garota lá suada no caminhão lá por 2:40 é de um tesão incrível? Óbvio. Apostarem mais na sensualidade, só que de maneira bem descontraída, é ousado, divertido e serve de luz numa cena onde os conceitos white aegyo infantilóides estão reinando? Absolutamente. O problema é que nada disso salva a música de ser uma das piores de 2016.

No final, é como se isso tudo, na verdade, fosse uma resposta badass/sassy para o debut do Red Velvet com - a tão horrível quanto - "Hapiness".


WHISTLE, embora menos pior, não apresenta nada de inovador e nem deixa ao grupo a possibilidade de estabelecer sua marca. É o tipo de canção que, geralmente, acaba caindo nas mãos dos trabalhos solos de membros de grupos da gravadora. É mais voltada ao Hip Hop/Urban, com um refrão que adquire elementos da vertente Pop/Rock comum aos atos.

Os assobios são interessantes, mas a dissonância entre os versos e o refrão é desagradável. São sonoridades instrumentais que funcionariam bem melhor separadas. E se aprofundarmos ainda mais os ouvidos, há elementos de Folk e reggaeton na back track, o que torna tudo uma mistureba insatisfatória.

O MV tá bom, mas, pra ser sincero, novamente, é como se estivesse imitando o já feito pelo Red Velvet. Os jogos de câmera, os cortes, as cenas com elas dentro do carro e com a câmera pegando-as de cima na mesa são quase iguais as vistas em "Automatic". Pra que isso?

UPDATE: (A leitora -Ju- comentou que é o mesmo diretor dos vídeos do Red Velvet, logo, tais jogos de câmera e demais ícones podem ser considerados uma marca dele. Então, retiro o que eu disse.)

It's just comes automatic...
O saldo final de tudo é muito negativo. As quatro são muito lindas, parecem cantar muito bem, destaque especial para a rapper loirinha de franja, que tem um flow excelente pra isso, tem atitude e etc. O problema está justamente no mais importante de tudo: as músicas. Prum debut, ter duas faixas genéricas caminhando entre o ruim e o inaudível é algo péssimo.

P.S¹: Lamento ai pelos palavrões ao longo do texto, mas pra alguns posts, prefiro deixar esse meu lado passional acalorado prevalecer. 

P.S²: Comento o hino do I.O.I amanhã depois que soltar o podcast. Bjokas do tio Lunei.

26 comentários:

  1. É O MESMO DIRETORRRR e a marca e fala não do Red Vevelt se procurasse mais antes de faze esa matéria

    ResponderExcluir
  2. Eu achei super parecido também com Monster do EXO e How People Move do AKMU. É o mesmo diretor, por isso o joguinho do carro e das mesas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim. Sobre o diretor do MV, eu já coloquei lá que é do mesmo diretor e por isso é a marca dele, o que torna tudo aceitável.

      Excluir
  3. Olha, eu não concordo com o modo como você se expressou, acho que foi franco até demais kkkk Mas enfim, sobre o Black Pink eu gostei mais delas e do conceito do que da música em si, ainda não vi a letra, mas espero não me decepcionar com alguma letra estúpida. E realmente, aquele gritinho de oppa~ deu um nojinho ¬¬
    Mas de qualquer forma, gente boa seu blog u.u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aah, obrigado. Pra ser sincero, é difícil eu fazer posts tão enfurecidos assim, mas foi o calor do momento (e a decepção) que falou mais alto. ;)

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Que decadência...precisa fazer um post desse nível pra ver se chama alguma atenção.Pode criticar,mas de uma forma construtiva,para que não deixe transparecer tanto o seu lado hater da YG.Só essa sua linguagem de adolescente revoltadinho já tira toda a sua credibilidade.Nem eu nem você sabemos nada de música.Se você acha que sabe,então a situação é pior do que pensei.Mas depois de ver seu post falando sobre a música do I.O.I,entendo o porquê de toda essa revolta.O seu blog coloca I.O.I em um pedestal e o BLACKPINK lá embaixo.Mas enquanto isso,na vida real-que é o que realmente importa- ,um clique no youtube e outro nos charts faz com que a sua opinião seja reduzida a uma única palavra,uma mísera expressão:nada.

    ResponderExcluir
  6. Os MV's me lembram EXID, e ate a parte do Lisa e da Jennie parecem com o rap da LE, elas tem realmente um grande potencial, mas não deixaram claro o que elas querem mostrar, sua opinião foi bem sincera, isso é bem legal.
    Como elas ainda estão no começo acho que estão indo bem, so espero que a YG saiba aproveitar o talento delas e não faça o que fez com a 2ne1.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, as meninas são talentosas. Estou torcendo para que elas lancem bastante coisa boa no futuro.

      Obrigado pelo comentário. Abraços. =]

      Excluir
  7. Super desnecessários seus comentários...

    ResponderExcluir
  8. Super desnecessários seus comentários...

    ResponderExcluir
  9. Olha, eu acho que se você não gosta, pelo menos tem que respeitar, não é legal e nem um pouco decente chamar os MV's de lixo e etc, pois há gente que gosta, assim como nós respeitamos os seus gostos, você deveria respeitar os dos outros

    ResponderExcluir
  10. Concordo lixo BP nunca será 2ne1 AINDA já debutaram copiando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk só acho que é da mesma empresa e ainda por cima veio pra meio que substituir elas.

      Excluir
  11. Como ser contrário praticamente as músicas foram ruins elas tem talento sim mais parando pra refletir qualquer grupo que debutarem na YG ficaria famoso mesmo sendo um grupinho de meia categoria né mesmo

    ResponderExcluir
  12. Passei a escutar K-pop depois desse grupo, mas a primeira música que escutei foi Play Witch Fire, e carai achei muito bom, logo depois stay que me agradou também apesar do vocais um pouco fraco. Whistle eu gostei também, mas nada perto das duas primeiras música que conheci, ja essa boombayah achei bem fraca, enjoativa.... Enfim gostei da sua opinião, e acho que vários capopeiros vão ficar puto com tu kkkkk parabéns pela análise

    ResponderExcluir
  13. Olha aqui meu " amor" eu discordo de cada palavra que voçê disse,blackpink é o melhor grupo feminino que eu conheço,eu sou uma blink e não aceito seus comentários horríveis em relação a elas,são super talentosas cantam bastante com vozes lindas,então não fale mal delas ok? Eu ficaria feliz,odiei quando voçê falou mal de suas músicas ,isso realmente é desnecessário, ah e mais uma coisa BOOMBAYAH foi um dos clipes que fizeram mais sucesso em 2016 pra sua informação!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. há não é msm elas gritando '' oppa '' da uma vergonha alheia da poha ( sem falar que tem uma ai que parece um traveco ) >.>

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  14. Fiquei horrorisada com seus comentários por favor neh? Não precisa esculhambar elas,que coisa feia!!!

    ResponderExcluir
  15. Seus comentários me dão nojo,blackpink melhor grupo que eu conheço!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...