sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

VIDEOCLIPES ANIMADOS: Pharrell Williams - It Girl


Olá, pessoas que antes torciam para que as férias chegassem e, agora, já não aguentam mais ficar sem o que fazer, mesmo não tendo conseguido ler nem metade dos livros, quadrinhos, assistir os filmes, desenhos e séries planejadas. Como estão? 

Como vocês devem ter notado na icônica page do Facebook aqui desse blog com sensacionais 108 fucking seguidores, venho reclamando do fato de essas duas semana estarem entediantemente fracas em relação à notícias do mundo das animações e, muito por conta disso, esse blog estar às moscas. Qual a melhor maneira de combater isso? Acertou quem gritou lá do fundo da platéia a opção "reviver aquela série de postagens sobre videoclipes animados".

Para quem não sabe, eu comecei em outubro uma coletânea de posts que supostamente deveria ser semanal, onde eu destacava alguns MVs onde os artistas usavam animações para servir de apoio visual às canções. E, como sempre, a falta de tempo me fez deixar isso de lado quatro semanas depois... Até agora!

Então, apertem os cintos e se preparem, pois nesse comeback iremos viajar pela cabeça do Pharrell Williams e toda a sua obsessão otaku.

O que estão esperando para clicar em "Continue lendo »"?

Tio Pharrell sendo bem mais legal e muderno que eu, com 20 anos a menos...
O Pharrell Williams é uma daquela figuras carimbadas da música Pop americana. Ele já fez parte dos grupos The Neptunes e N.E.R.D, passeando pelo Hip Hop, Soul, Funk e Rock. Além disso, como produtor, já colaborou com nomes de grande fama, como a Britney Spears, a Madonna, a Gwen Stefani, Miley Cyrus, Snoop Dogg, Justin Timberlake, Daft Punk, Missy Eliot, Alicia Keys, Shakira... Enfim, a lista é enorme, dando a todos eles o sua "sonoridade assinatura".

De toda a sua discografia, incluindo o que ele lançou com seus vários grupos e sua parcerias, meu favorito é o seu mais recente trabalho solo, o G.I.R.L (2013). É uma delicinha Pop com todas essas influências da música negra que nos levam ao passado, mas, ainda assim soam atuais. Posso destacar faixas como "Marilyn Monroe", "Gush", "Gust of Wind", "Come Get It Bae" e "Happy", que foi um puta viral no planeta inteiro e serviu de trilha sonora para o segundo filme de Um Malvado Favorito. Mas, a verdade é que todo ele é ótimo e vale a escutada.

E é sobre um videoclipe duma faixa retirada desse LP que eu falarei aqui, It Girl.

Confiram esse troço impagável: 


A delícia acima foi produzida pelos designers japoneses Takashi Murakami e Kaikai Kiki no estúdio de animação NAZ (Space Dandy, Hamatora, Dramatical Murder) e dirigido pelo Fantasista Utamaro. Logo, já podemos ver claramente de onde veio isso de colocar centenas de imagens diferentes em tela, dando bem uma ideia do estilo de grafite e ilustração japa, além, lógico, do estilo de animação "count scene de game boy" adotada. É um time de peso formado para passar essa temática.

Em "It Girl", o Pharrell parece ter andado demais com a Gwen Stefani e adquirido dela uma fascinação otaku desesperadoramente ótima. No vídeo, temos vários dos conceitos que tanto nos encantam no cenário Pop nipônico, já que eles fizeram questão que exagerar em tudo isso para atingir vários meios diferentes...

gatinha kawaii de Shoujo destruindo a melancia com várias onomatopeias na tela...

gatinha kawaii naqueles jogos de relacionamento japas...

Pharrell sendo personagem com traços de Game Boy Color...

fan service... 
HAHAHAHAHA
É claro que o fato de eu ser apaixonado por essa estética japonesa extremamente colorida colabora para que eu tenha adorado essa delícia trash. Não há uma narrativa de verdade, apenas inúmeros momentos usufruindo dessa ideia otaku, como se tudo fosse um grande gif animado com Pop/Funk tocando por trás.

Finalizando, caso vocês tenham se interessado, o álbum está todinho ai para streaming no Spotify. Eu realmente recomendo, pois está muito bom, foi muito premiado, elogiado etc. etc. etc.


E o tédio de início de ano é tão grande que eu já estou preparando outras edições desses posts para, pelo menos, mais um mês. Caso vocês ai tenham sugestões, não deixem de me enviar para que eu escreva sobre.

Até a próxima! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...