sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Autor de "O Túmulo dos Vagalumes" morre aos 85 anos


Uma triste notícia para os fãs de produções japonesas. Akiyuki Nosaka, autor do livro Túmulo dos Vagalumes, morreu aos 85 anos. De acordo com o jornal local, Nosaka morreu nessa quarta (9) em um hospital de Tóquio por insuficiência cardíaca. O autor já tinha histórico de problemas cardíacos e se recuperava desde um AVC sofrido em 2003.

Nascido em 1930 em Kamakura, cidade próxima a Tóquio, Nosaka perdeu grande parte da família durante os bombardeios ao país na Segunda Guerra Mundial. Tal experiência originou o livro Hotaru no Haka, que conta a história de duas crianças órfãs durante a guerra. O livro originou uma das animações mais clássicas e emocionantes de todos os tempos, Túmulo dos Vagalumes (1988), dirigida por Isao Takahata, criador do Estúdio Ghibli.


O longa-metragem animado mostra o quão horrível é o dia a dia daqueles que sofrem com a guerra, mesmo que não entendam, saibam ou se importem com as suas motivações. É uma boa olhada nas dores do lado que o ocidente considera "mau" na segunda grande guerra.

Fonte: Omelete

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...