domingo, 8 de novembro de 2015

Saíram os pré-indicados ao Oscar de "Melhor Animação"


Todo fim de ano é a mesma coisa. As lojas se adiantam em dois meses nas decorações pro natal, os reality shows musicais ao redor do mundo começam a "bombar", eu as pessoas começam a ficar com fogo no rabo ansiosas com a black friday naquela loja online com um veículo marinho de guerra no nome e, claro, começam a surgir rumores sobre diversas premiações americanas de filmes, TV e música. 

E isso foi o que aconteceu essa semana, quando a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou a lista com os filmes inscritos na categoria Melhor Animação que podem concorrer ao Oscar no ano que vem.

Confiram a lista, que tem algumas surpresas positivas e negativas:

- Anomalisa
- Apenas um Show: O Filme
- As Memórias de Marnie 
- Bakemono no Ko (The Boy and The Beast)
- Bob Esponja: Um Herói Fora D’Água (???)
- Cada Um na Sua Casa
- DivertidaMente
- Hotel Transilvânia 2
- Minions 
- Moomins on the Riviera
- O Bom Dinossauro
- O Menino e o Mundo (VAI BRAZIL!!ONZE111!)
- Shaun, o Carneiro – O Filme
- Snoopy e Charlie Brown: Peanuts, O Filme 
- The Prophet
- UFO Gakuen no Himitsu (The Laws of the Universe - Part 0)


É interessante o fato do longa brasileiro O Menino e o Mundo, dirigido pelo Alê Abreu, esteja nessa lista, assim como o filme de Apenas um Show, que torço para que concorra na lista final apenas pela sacanagem. Também é ótimo  ver três produções nipônicas nessa corrida, embora saibamos que só As Memórias de Marnie tem chances reais de entrar. 

Entretanto, onde diabos estavam com a cabeça ao ignorar O Pequeno Príncipe, que, provavelmente, é a animação mais bem comentada do ano? Bem provável que volte aos circuitos americanos ano que vem e concorra só em 2017. E como puderam esnobar a delícia trash que é Os Pinguins de Madagascar, sendo que outras bobagens adoráveis do mesmo nível estão ai, tipo Bob Esponja, Hotel Transilvânia 2 e o pretexto para colocar várias músicas Pop à venda que é Cada Um na sua Casa?

Ignorado nos EUA
O pessoal que já me conhece há mais tempo sabe o quanto não associo qualquer indicação ou premiação à qualidade. Seja por, de fato, não ligar para o que é taxado como bom e ruim por outros, não ter preguiça de conferir as coisas e tirar conclusões por conta própria, ou mesmo pelos antecedentes horríveis que esses Awards americanos tem.

Como esquecer a Taylor Swift levando o Grammy de "álbum do ano" em 2010? Ou o Sam Smith rapando todos os gramofones nas categorias Pop esse ano? E como ignorar a Lady Gaga recebendo um monte de VMAs em 2010 pelo vídeo de Bad Romance?

Voltando ao Oscar, é estranho levarem tão a sério uma premiação que dá a estatueta de "Melhor Atriz" para a Gwyneth Paltrow em 1999, sendo que ela concorria com a Fernanda Montenegro, a Maryl Streep, e a Cate Blanchett, fazendo com que tudo soasse como uma medida desesperada da Academia para atrair a atenção de jovens para o evento - repetindo isso em 2013, premiando a Jennifer Lawrence.

Na própria categoria de animações, como diabos respeitar um grupo que escolhe o bom, mas não incrível, Operação Big Hero como melhor longa, sendo que concorria com três outros bem melhores: Boxtrolls, O Conto da Princesa Kaguya e Como Treinar Seu Dragão 2? Fora que Uma Aventura Lego nem indicada pra disputa principal foi, mas a canção tema, apenas pela palhaçada, entrou, lembram?


De qualquer forma, aqui vão as minhas especulações sobre os que devem ser indicados:

- Anomalisa: típica produção "cult" que sempre é colocada para trazer relevância à categoria. Ainda não assisti, mas tem comentários;

- As Memórias de Marnie: é Studio Ghibli sendo Studio Ghibli, tocando em temas emocionais com um roteiro que impacta até quem não curte o estilo da animação;

- DivertidaMente: clássico caso onde a Pixar consegue prender todo mundo com um universo colorido, misterioso, além de um roteiro bem emocional e familiar. Bem provável que leve a estatueta... e não é como se não merecesse;

- O Bom Dinossauro: não estreou, então não posso falar da qualidade. Mas, alguém ainda acredita que ignorariam qualquer coisa da Pixar?

- Shaun, o Carneiro: indo no mesmo estilo da já premiada Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais, deve entrar e, quem sabe, até ser o azarão.


Ainda não vi tudo da lista por motivos óbvios, mas não posso não comentar qual seria a minha disputa ideal, mesmo que pela diversão:

- As Memórias de Marnie: como eu disse, é Studio Ghibli sendo Studio Ghibli;

- DivertidaMente: melhor filme da Pixar em anos, poderia ser indicado à categoria de "Filme do Ano" sem qualquer dúvida;

- Minions: o filme em si não é nada de surpreendente, embora eu já tenha visto umas cinco vezes, mas é inegável que essa foi a produção de maior apelo pop desse ano;

O Menino e o Mundo: não só por ser uma produção brasileira, mas por ser um dos troços mais bem feitos daqui;

Snoopy e Charlie Brown: Peanuts, O Filme: nem assisti e já amei.

Reserva:

- Apenas Um Show: imaginem que delícia seria ter algo 2D da Cartoon Network no Oscar apenas pela sacanagem.


Enfim... Os filmes que concorrerão ao prêmio serão divulgados no dia 14 de Janeiro de 2016. A 88ª edição do Oscar acontecerá no dia 28 de Fevereiro. O bom é que a vida continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...