sábado, 14 de novembro de 2015

Os 10 melhores momentos de Digimon


Olá, galera. Como vai a vida? Animados com esse fim de ano corrido? Que ótimo...

Também tenho meus motivos de animação. Um deles é que a estréia de Digimon Adventure Tri está bem próxima, quase na nossa cara, no dia 21 de novembro. Para ser sincero, não sei muito o que esperar disso, visto que - com exceção de Ghost in the Shell - os últimos remakes ou reboots de séries animadas japonesas não foram lá essas coisas. O de Dragonball me decepcionou bastante, assim como algumas coisas de Cavaleiros do Zodíaco

Os próprios animes de Digimon que vieram após o Frontier não conseguiram me prender. Porém, há uma chama de esperança ardendo num Candlemon dentro do meu coração. Então, para fazer um esquenta pros OVAs que vão estrear em breve, resolvi resgatar uma matéria que escrevi lá na Rádio J-Hero, contando um pouco de como foi a experiência de rever a primeira temporada de Digimon, dessa vez em japonês, destacando quais foram os 10 melhores momentos daqueles episódios.


Matéria escrita em 2014

Nesse mês que passou, resolvi resgatar um anime que foi um verdadeiro divisor de águas na minha vida enquanto um pequeno Lunei se formava em mim. Estou falando de Digimon. Há mais de 10 anos atrás, ele mostrava as aventuras de crianças escolhidas para consertar os problemas no universo digital, acompanhadas de criaturas fantásticas que adquiriam formas super poderosas através dos digivaices e dotadas de vilões insanos que, mesmo infantilizados, pareciam sair de filmes de terror.

Ao rever, dessa vez em japonês, consegui um misto de nostalgia com uma sensação de renovação. Pude perceber que, mesmo com as limitações da época, Digimon Adventures ainda nos dias de hoje, contém um ritmo ótimo, um enredo fantástico e repleto de questões sociais, como a superestimação da figura de um líder - mesmo que ele não seja o mais apto para isso -, problemas de família, a subestimação de alguém que pode ter muito que mostrar, o preconceito com a figura feminina... Enfim, há uma contemporaneidade bem grande presente.

Pois bem, resolvi reunir 10 dos melhores momentos dessa série animada aqui, embora existam muitos mais que devem ser recordados. Mas, vamos lá...

10º lugar – A casa do Devimon

 Quais são os melhores momentos do super clássico de anime Digimon?

Com todo um clima soturno após as crianças digiescolhidas encontrarem essa mansão, onde podem relaxar e esquecer um pouco dos problemas passados até aquele momento na Ilha Arquivo, elas são atacadas pelos ferozes Orgemon e Leomon (sob efeito de engrenagem negra), comandados pelo grande chefe do local, o devastador Devimon.

O que mais me agradou nesse episódio foi a desesperança ocasionada no grupo ao notarem que não tinham salvação se não lutar. Fora o ar de filme de horror que pode ser simulado.

9º Lugar – Bakemon sendo derrotado pela oração

Quais são os melhores momentos do super clássico de anime Digimon?

Outro momento bizarro que acabou tendo um resultado genial. Após o grupo ser separado em eventos ocorridos na citação anterior, Joey e Sora acabam se vendo presos em um local com humanos mascarados que ocorre um culto estranhíssimo.

Mais tarde, descobrem ser uma invocação para o mestre Bakemon. Para derrotá-lo, os jovens usam orações sagradas que enfraquecem o fantasma.

8º lugar – Patamon digievolui para Angemon

Quais são os melhores momentos do super clássico de anime Digimon?

Eis que então ocorre a grande batalha contra o poderoso Devimon. Este, em formato gigantesco após se fundir com Orgemon, mostra-se quase indestrutível para o grupo naquele nível. Entretanto, ninguém contava com a evolução incrivelmente poderosa do Patamon, Digimon “fracote” do TK, para o divino Angemon.

Ele, com seu poder sagrado, conseguiu facilmente derrotar o demônio. Entretanto, a carga e poder usada foi tão alta que o Digimon retorna ao estado de Digitama (um ovo).

7º lugar – Picklemon e a referência a Karate Kid

Quais são os melhores momentos do super clássico de anime Digimon?

Após fugirem da Ilha Arquivo e se perderem no deserto de Etemon, os digiescolhidos são amparados pelo pequeno Picklemon.

Essa fadinha lhes dá alguns ensinamentos, guiando-os na luta contra o estranhíssimo macaco rockstar que os perseguia. É nítida a referência ao filme Karate Kid.

6º lugar – Mimi cantando para o Gekomon

Quais são os melhores momentos do super clássico de anime Digimon?

Um dos momentos mais engraçados desse anime. Aqui, a linda companheira de Palmon e portadora do brasão da Pureza (Sinceridade), Mimi, resolve se aproveitar das mordomias concedidas pelos seguidores do gigante Gekomon. Isso, pois apenas a sua voz afinada seria capaz de libertá-lo do grande sono que estava tirando.

Grandes cenas hilárias saíram desse episódio, como a tentativa do Agumon e do Gomamon de cantarem, que foi bem ruim, tal como as de Tay e Joey. Outra foi quando Palmon tentou gravar a canção escondida de sua amiga, o que falhou. E lógico, a emocionante cena em que a digiescolhida se redime e, finalmente, solta sua voz. Pena isso também ter tido resultados trágicos...


5º lugar – Pumpkinmon e Gotsumon

Quais são os melhores momentos do super clássico de anime Digimon?

Em certo momento, há um novo inimigo chamado Myotismon. Esse vampiro resolve ir ao mundo real buscar a oitava criança escolhida e destruí-la. Junto com ele, alguns outros monstrinhos vieram e, dentre eles, essa dupla. Mais preocupados em se divertir pela cidade que cumprir as ordens dadas.

Pumpkinmon e Gotsumon fazem a festa e causam grandes dores de cabeça aos irmãos TK e Matt quando resolvem pregar peças nos moradores daquele centro comercial. Esse é um dos episódios mais divertidos e com dos finais mais emocionantes.

4º lugar - A morte do Wizardmon e a digievolução da Tailmon

Quais são os melhores momentos do super clássico de anime Digimon?

Wizardmon é outro dos monstros digitais que vieram para a Terra encontrar a criança restante. Entretanto, esse bruxo não é do mal e apenas ajuda a gatinha Tailmon em suas ambições.

Após trair Myotismon, ele é morto. Isso dá poderes à Kari, que evolui sua Digimon em Angewamon, resultando em uma das melhores lutas do anime.

Momento confição ridícula: Ele é um dos meus favoritos. Tanto que eu usei "wisardsmon"como nick no MSN por anos. - a opção com 'z' já tinha sido pega por algum outro maluco qualquer.

3º lugar - O arco do Pinnochimon

Quais são os melhores momentos do super clássico de anime Digimon?

Chegamos ao pódio. Já na reta final, esse ser doentio que faz parte do grupo dos Mestres das Trevas e comanda as florestas do digimundo se mostrou um dos maiores psicopatas dessa estória. Pinnochimon exalava uma aura que misturava a inocência de uma criança com a maldade de um serial killer.

Outra das melhores cenas do desenho foi a que esse vilão perseguiu TK com uma pistola, atirando para matar como se estivesse em um jogo. Bronze para esse capeta em forma de boneco.

2º lugar – Piedmon, outro psicopata

Quais são os melhores momentos do super clássico de anime Digimon?

Na segunda posição desse pódio temos todos os momentos protagonizados por esse grande vilão. Líder dos Mestres das Trevas, esse palhaço frio foi o pior de todos os inimigos enfrentados. Ele nocauteou quase todos os Digimons com seus ataques. Depois, os transformou em chaveirinhos.

Perseguiu todos como se fossem baratas e só foi derrotados com a junção da evolução do mais poderoso Digimon do grupo, Angemon, em Holyangemon, junto com todos da equipe e mais a ajuda de amigos.

1º lugar – O desabafo do mal

Quais são os melhores momentos do super clássico de anime Digimon?

Indo por uma linha completamente inusitada, o discurso final desse ser - que é a própria distorção causada no Digimundo e na Terra - conseguiu soar uma tanto impactante para aquele contexto.

Apocalymon foi criado a partir da tristeza dos Digimons mortos e esquecidos. Há toda uma aura de injustiça, não delimitando se ele deveria ser mesmo um vilão.

Um bom final e nada clichê, pelo menos não para a época.

Quais são os melhores momentos do super clássico de anime Digimon?

Para encerrar, que tal essa abertura com a Angelica performando na frente de um chroma key? :v


Até algum outro post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...