quinta-feira, 15 de outubro de 2015

"ON A PLATE" DESCONSTRÓI O CONCEITO DE MERITOCRACIA


Como estudante bolsista/cotista de uma rede privada de universidades, frequentemente me vejo em discussões sobre qual seria a forma da distribuição da educação aqui no Brasil, sobre qual o real papel social das cotas em faculdades e concursos, sobre a meritocracia.

Meu lugar de fala é de dentro e, por isso, fiquei extremamente feliz ao ler os quadrinhos abaixo, numa matéria postada pelo site Revista Fórum. Eu não poderia expressar melhor a minha opinião senão citando o que foi escrito:

É muito comum no Brasil, principalmente depois da ascensão de parte da população com os programas de transferência de renda do governo, algumas pessoas recorrerem ao conceito de “meritocracia”. Essa ideia é, normalmente, utilizada para criticar as medidas sociais usando a justificativa de que todos têm as mesmas oportunidades e que o mérito verdadeiro – o sucesso profissional, por exemplo – depende unica e exclusivamente do esforço individual.

De modo simples e quase didático, o ilustrador australiano Toby Morris consegue desconstruir esse conceito. Por meio de duas histórias distintas, em um quadrinho intitulado “On a Plate” (De Bandeja), Morris resume bem a condição a que muitos estão submetidos e expõe os privilégios que os defensores da meritocracia carregam consigo e não enxergam.

Confira a versão com a tradução livre feita pelo Catavento.

meritocracia

meritocracia21

meritocracia3

meritocracia4

Fonte: Revista Fórum

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...