terça-feira, 14 de julho de 2015

OVER THE GARDEN WALL ESTÁ NA CARTOON NETWORK BR E TODOS DEVERIAM ASSISTIR


Uma notícia recente que acabou não levando a justa exposição é o fato de a Cartoon Network aqui do Brasil já estar exibindo DIARIAMENTE a minissérie animada Over The Garden Wall, traduzido para cá como Segredo Além do Jardim. Ela estreou por aqui na segunda-feira passada (6) e vai até essa sexta (17), sempre sempre na faixa das 20h.

O grande lance disso tudo é que OTGW foi, em minha opinião, uma das melhores animações do ano passado. E estou falando muito sério.

Os episódios mostram as aventuras dos irmãos Wirt e Greg perdidos em uma floresta mística e sombriamente misteriosa, no qual foram parar por motivos - a princípio - desconhecidos e tentam, de inúmeras formas, encontrar o caminho de casa. Eles formam uma dupla onde o mais velho tenta se provar responsável e coerente com o mundo em volta, extremamente preocupado, e o mais novo prefere colocar seus esforços em aproveitar todos os momentos possíveis naquele mundo mágico.

O que, nada mais, nada menos, representa metaforicamente os embates que sofremos ao nos tornarmos adultos, tendo que decidir entre as preocupações da vida e o carpe diem de um pensamento inocente de curtir as boas coisas da vida.


O desenho acerta em absolutamente tudo. Desde o tom mais infantil da narrativa, sem piadas de duplo sentido muito aparentes - de fato, não consigo me lembrar de nenhuma -, na sutileza de cada fala e situação colocada, na simplicidade de desenvolvimento num roteiro doentiamente rico, até os bons traços dos desenhos e palheta de cores utilizadas, assim como as melodias e letras das canções.


Todo esse acerto em técnica se deve à incrível equipe por trás dessa produção. A criação e direção geral ficou por conta de ninguém mais que o Patrick McHale, que tem duas outras animações de peso em seu currículo: Hora da Aventura e As Trapalhadas de Flapjack. Ao seu lado, historiando e produzindo os episódios, estão outros companheiros de Adventure Time, como Cole Sanchez, Bert Youn, Pendleton Ward, Steve Wolfhard, Natasha Allegri e tantos outros. Além disso, a voz dublando o Wirt vem do ator Elijah Wood, o Frodo da trilogia O Senhor dos Anéis.


A título de curiosidade, a minissérie veio baseada num curta feito pelo McHalle também para a CN durante o Halloween chamado Tome of the Unknown. O roteiro deste mostra-se apenas como um dos contos vividos pela dupla, juntamente com a passarinha Beatrice, dentro da floresta, em que eles procuram uma maneira de se locomover mais rapidamente e acabam topando com seres humanoides feitos de vegetais.

Além disso, a terra natal de Greg e Wirt é a mesma cidade onde se passa a também animação da CN Clarêncio, O Otimista. Entretanto, não é possível saber se, em relação à ela, se passa no futuro ou no passado, visto não haver quase nenhuma indicação do período em que ambos os desenhos se passam.


Por fim, assistam Over The Garden Wall. É uma animação bem acima da média e impressiona por todos os itens que já citei, além da pegada mais sombria, dramática e emocionante que impera em toda ela. O final quase me fez chorar de tão lindo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...