sexta-feira, 10 de julho de 2015

DRAGON BALL SUPER E A NOSTALGIA DAS CANÇÕES EM PORTUGUÊS


Há alguns dias atrás, a internet otaku "parou" por conta do lançamento de Dragon Ball Super - nada mais, nada menos, que a primeira sequência direta do anime original de Goku e sua turma, assim como da versão Kai.

A trama se passa exatamente seis meses após a batalha dos defensores da Terra contra o vilão Majin Boo. A ideia, inicialmente, é contar de maneira mais detalhada o contexto dos recentes filmes lançados pela franquia: Batalha dos Deuses e O Renascimento de F., além de, claro, novas aventuras dos heróis que inspiraram a infância de muitos.

Entretanto, mesmo com esse poço de informação nova vindo para os fãs, uma coisa que notei, foi a recepção negativa à nova trilha sonora - e que, confesso também não ter me agradado tanto.

O tema de abertura é interpretado pelo líder da banda japonesa The Yellow Monkeys, o Kazuya Yoshii, e o encerramento é feito pela também japonesa banda Good Morning America. Confiram ambos abaixo:



Não é como se fosse ruins. Pelo contrário. Ambas fazem referência às existentes nos animes clássicos. Só que a única 'barreira mental" que acredito estar dificultando o maior entendimento, apreciação e aceitação é o fato de, por ter sido um dos maiores sucessos japoneses na TV aberta brasileira em décadas, as aberturas e enceramentos em português se tornaram muito marcantes.

Logo, o que resta é torcer para que alguma empresa se interesse em trazer essa nova produção para os canais brazucas, adaptando as letras para traduções coerentes.

Enquanto isso não acontece, resolvi trazer um TOP 5 que eu havia preparado para a Rádio J-Hero - o original pode ser lido aqui - contando quais os meus temas favoritos da trilha sonora desse anime que eu tanto acompanhei quando mais novo...


Dragon Ball Z: Saga Freeza e Cell (encerramento)

Quais são as melhores músicas de aberturas e encerramentos em Dragon Ball

Um dos melhores fatos de Dragon Ball Z ter passado no nostálgico programa Band Kids é que eles sempre respeitavam a linha que cada episódio de anime deveria ter como uma atração, tendo fielmente as aberturas, encerramentos e o que viria no dia seguinte. Por isso, minhas tardes eram agraciadas com essa canção Pop maravilhosa e viciante...

Venha correndo encontrar o monstro / com o perfume / algo que me leve a você... (8 )




Dragon Ball GT (abertura)

Quais são as melhores músicas de aberturas e encerramentos em Dragon Ball

As transmissões na Globo não foram tão fiéis quanto as na Band, mas, ainda assim, colocavam uma boa parte da faixa de abertura de Dragon Ball GT, um anime que, teoricamente, se passa no mesmo universo, mas não tem qualquer dedo da produção original - embora o autor do mangá, Akira Toriyama, já tenha dito que aprovou tudo o que foi feito nele...

Desde o dia em que eu te reencontrei / me lembrei daquele lindo lugar / que na minha infância era especial para mim / quero saber se comigo você quer vir dançar / se me der a mão eu te levarei / por um caminho cheio de sombras e de luz... (8 )


Dragon Ball Z: Saga Majin Boo (abertura)

Quais são as melhores músicas de aberturas e encerramentos em Dragon Ball

Outra abertura que também foi parcialmente editada pela Globo foi a da época do Majin Boo, perdendo toda a introdução épica com teclados. Ainda assim, era possível conferi-la completinha nas noites da Cartoon Network durante o bloco Toonami. Uma informação inútil: esse vídeo volta e meia é colocado nas TVs dos corredores da minha universidade...

Posso pressentir o perigo e o caos / E ninguém agora vai me amedrontar / Com a minha mente vou a mil lugares / E a imaginação me dá forças pra voar... (8 )



Dragon Ball (abertura da Cartoon Network/Globo )

Quais são as melhores músicas de aberturas e encerramentos em Dragon Ball

O primeiro anime de Dragon Ball foi exibido em diferentes emissoras com diferentes dublagens e adaptações. Não peguei a época do SBT e nem me importo tanto, pois a produção musical feita ao exibirem na Globo e na CN foi excepcional. Há como não escutar e retomar tudo o que foi vivido naquela época?

Vamos conquistar as esferas do dragão / Levar pra luta a garra de um vencedor / Correr e pegar as esferas do dragão / São tantas maravilhas pra descobrir / A fantástica aventura começou / Neste mundo de emoção que você chegou... (8 )


Dragon Ball Z: Saga Freeza e Cell (abertura)

Quais são as melhores músicas de aberturas e encerramentos em Dragon Ball

O céu resplandece ao meu redor / Vou voar / estrelas brilham entre as nuvens sem fim / Só a verdade vai cruzar pelo céu azul / E a verdade vai crescer dentro de mim / Como um vulcão que entra em erupção / Sua lava vai espalhar / verá toda a fúria do dragão... (8 )

De longe a mais conhecida dentro e fora do meio otaku, Só o fato de vocês provavelmente terem lido a estrofe acima no ritmo já denota isso...


E em minhas andanças pelo YouTube, achei este vídeo contendo todas as aberturas e encerramentos do anime – incluindo a versão antiga do SBT e as do Kai. Confiram abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...