segunda-feira, 2 de março de 2015

você já foi a bahia?


Eu, ainda não, mas o Pato Donald Já!

No longa-metragem animado The Three Caballeros, de 1944, um dos meus favoritos, nosso querido  Donald faz aniversário (10 anos desde sua criação). Por isso, ele recebe uma caixa contendo presentes de seus amigos latino americanos Zé Carioca e Panchito.

Mostrando inicialmente segmentos bacanas, que vão desde a história do pinguim Polo tentando fugir do frio a um garotinho gaúcho na Argentina com seu burrico voador, o show principal traz o papagaio Zé Carioca como guia do pato em uma viagem mágica para a Bahia através de um livro.



Misturando animação e live-action, o filme mostra Donald aprendendo o "gingado brasileiro" ao dançar "Os Quindins de Iaiá”, se apaixonando pela irmã da cantora Carmem Miranda, a atriz Aurora Miranda – e até cria alguma rivalidade com um músico malandro que atrai as atenções de sua recém musa (pelo menos nesta etapa do filme).


Um clássico para fãs roots da Disney.

Logo é a vez do galinho Panchitto levar os pássaros pelo México, onde há também muita dança e estereótipos da cultura local, culminando em mais alguns olhares apaixonados de Donald, ao notar belas mexicanas tomando sol na praia de Acapulco. Esperto é ele...



E este não foi o primeiro filme da Disney sobre a América Latina. Anos antes, o ótimo Saludos Amigos fez grande sucesso ao trazer os personagens para o Sul da fronteira. Neste primeiro, sim, a Carmen Miranda aparece... Ou melhor, a sombra dela desenhada nas cenas finais - e, lógico, dançando.

Assisti ambos os longas quando bem novo, revi agora, para escrever. E a mesma sensação de diversão e orgulho da cultura brasileira voltou dentro de mim. Mais um aprovado na regra dos 15... Quer dizer, 70 anos.


Sinceramente, algumas representações do nosso país na mídia internacional são formidáveis, mas... São fiéis? Absolutamente não! Mas se sempre tivermos que corrigir tudo o que for mal interpretado, admitam, a vida seria muito (mais) chata.


Uma das minhas músicas favoritas :D

Um comentário:

  1. Show, meu filho.
    Ainda não vi e, sinceramente, acho que não verei tão cedo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...