quinta-feira, 12 de março de 2015

phineas e ferb no universo star wars

http://esquadraolunatico.blogspot.com/2015/03/phineas-e-ferb-no-universo-star-wars.html

"Eu sou fã de Star Wars, mas apenas dos três primeiros filmes, pois qualquer outra coisa que inventaram após isso é uma profanação do perfeito, uma tentativa rude de infantilização e monetização da maior franquia de todos os tempos. Parem de vomitar em Star Wars!!!"

Tenho certeza que você já deve ter escutado isso de alguém. Não com as mesmas palavras, talvez, mas em algum lugar, a todo momento, existe um nerd xiita "pregando a palavra". Ou, quem sabe, deve ter reconhecido sua própria maneira de pensar.

Vivendo há anos no meio nerd, tanto virtual quanto offline, adquiri certa bagagem sobre como funcionam os comportamentos de diferentes segmentos de fãs - e, de fato, um dos que mais me irritam são os defensores dos episódios IV - V - VI.


Transitando entre afirmações como a acima até argumentos estranhamente desconfiáveis para absolutamente tudo a respeito da marca - a "profunda originalidade" na época, os "fantásticos" cenários e produções que jamais deveriam fugir do trash original, a completa desconsideração quanto ao excelente desenho animado da Cartoon Network e atração sexual pelas tranças da princesa Léa (WTF!?) - recentemente, a venda para a Disney reacendeu a chama hater dentro de inúmeros sites, fóruns e redes sociais. 

Sim, isso aconteceu há algum tempo, mas as novas informações sobre os possíveis episódios VII e VIII circulam abertamente (em videos divulgados pelo diretor e produtores) e, para o bem ou para o mal, é fato: a princesa Léa agora faz parte do mesmo panteão que a Elza (let it goooo...), Ariel e Branca.

Para os novatos de estúdio "baterem o cartão" pela primeira vez, resolveram bolar um crossover entre esse universo e, nada mais, nada menos que os personagens de Phineas & Ferb. A ideia que pode ter soado como uma bomba nuclear na cabeça dos mais conservadores, de cara, me pareceu GENIAL.


Para quem, assim como eu, acompanha mais a fundo o mundo das animações, é notável a situação não tão boa do eixo Disney Channel/XD, que até possui projetos futuros muito interessantes e novas "cartas na manga", mas veio deixando a desejar por muitos anos. Entretanto, eles sempre conseguiram acertar em cheio na produção de Phineas e Ferb, com roteiros, temporadas, especiais e longas praticamente impecáveis. Lembro que quase dei um pulo aqui quando o Guilherme Briggs compartilhou a informação, já correndo para a TV reservar o horário na grade.

E, meus caros, foi uma das horas televisivas mais empolgantes que tive em 2014. 

Por não ter conferido qualquer trailer ou comercial a respeito, imaginei algo como Luke e Cia. Ltda. indo a Terra e interagindo com os personagens, com alguma invasão da República ou enredos mais próximos disso. Tomei com um inetor na cara. 

A trama seguiu justamente pelo lado contrário, inserindo Perry e sua trupe no meio da galáxia. Uma jogada doentiamente boa dos roteiristas, dando brecha para a utilização de todos os conceitos possíveis e presentes dentro do tal universo interestrelar. 


Cada um dos personagens casou de forma perfeita nos núcleos colocados, dando um momento de brilho especial e memorável a todos. Além disso, os desfechos hilários que serviram de explicação para vários momentos da trilogia cinematográfica, vista agora por diferentes ângulos, me arrancaram umas boas gargalhadas.

Fora isso, também é muito bacana ter uma recuperada daquela estória já tão clássica dos cinemas, mas na forma de cartoon. Fico imaginando o quão legal poderia ser fazerem uma animação nesse molde 2D mais voltado para a comédia. Ou mesmo outra numa perspectiva mais séria.


Enfim, não há o que reclamar desse especial. Pude ver inúmeros comentários de pais e irmãos mais velhos que o assistiram com as crianças e enlouqueceram de felicidade ao serem questionados sobre mais daquele universo, daqueles personagens e filmes. É assim que se faz a renovação de uma franquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...